A saúde mental no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus

Autores

  • Ivan Farias Barreto Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13323

Palavras-chave:

Saúde Mental, Epidemiologia, População Indígena, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a frequência dos atendimentos em saúde mental no serviço de atenção básica à saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus, ocorridas em Amazonas, Brasil, em 2015. Método: estudo descritivo, com dados primários baseados nas fichas de registros e atendimentos realizados pelas Equipes Multidisciplinares em Saúde Indígena. Resultados: O Distrito apresentou cobertura deficiente em todos os indicadores analisados. Nota-se claramente quantidade insuficiente de profissionais matriciadores e as equipes existentes não conseguem levar um atendimento adequado em saúde mental. Ações preventivas não foram realizadas em dezenas de aldeias. Os atendimentos aos usuários de psicotrópicos frequentemente se resumiram em dispensação de medicamentos, constatando-se ainda a baixa proporção de pessoas que tiveram consultas com médicos especialistas na área. Para a grande maioria dos casos envolvendo uso prejudicial de álcool,  apenas ocorreram identificações das demandas sem, no entanto,  haver um tratamento adequado para esses casos. Considerações  finais: é necessária a ampliação do número de profissionais de psicologia ou especializados em saúde mental,  bem como garantir que as equipes estejam engajadas em cursos de qualificação em saúde mental,  ampliando a qualidade e o alcance do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Farias Barreto, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (2015), especialista em O Consumo e os Consumidores de Álcool e outras Drogas pela UFBA (2013) e Psicólogo pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Atua como pesquisador do GIESP - Grupo Interdisciplinar de Estudo sobre Substâncias Psicoativas, do NEIP - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos e é membro do Grupo Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidade. Possui experiência nas áreas de saúde mental, psicologia social e antropologia, com especial interesse em questões envolvendo o uso de substâncias psicoativas e a saúde de povos indígenas.

Referências

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil (2013). Disponível em:

http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html

Medeiros MCD. Cartografia (2014). Fevereiro de 2015. 33 p. Projeto de Apoio da SESAI aos DSEI’s e Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos DSEI e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas.

Brasil. Ministério da Saúde. Documento orientador sobre a gestão da atenção psicossocial nos DSEI. Brasília, DF, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas: Tecendo redes à promoção do bem viver. Brasília, DF, 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Instrutivo da ficha complementar de investigação/notificação de violências em povos indígenas. Brasília, DF, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Material orientador para prevenção do suicídio em povos indígenas. Brasília, DF. 2015.

Vaz A. Missão: O veneno lento e letal dos Suruwahá. CGII-Funai. Junho de 2008.

Souza KT, Santos MM. Morte ritual: reflexões sobre o “suicídio” Suruwaha. Espaço Ameríndio, 2009, 3(1): 10-24.

Downloads

Publicado

2019-08-23

Como Citar

Barreto, I. F. (2019). A saúde mental no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 2(1), 48-55. https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13323

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL