Modificação do perfil da educação especial em Minas Gerais: análise de indicadores
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v3i2.13915Palavras-chave:
Educação Especial, Necessidades educacionais especiais, Inclusão Escolar, Minas Gerais/Brasil.Resumo
Objetivo: o estudo objetivou analisar a evolução da educação especial no Estados de Minas Gerais ente 2010 e 2018. Método: trata-se de um estudo ecológico, com série histórica composta por dados de matrículas de escolares do Estado Minas Gerais/Brasil entre 2010 e 2018. Foram realizadas análises de frequência e inferencial dos dados, empregando-se Correlação de Spearman, Regressão de Poisson robusta. Nível de significância de p<0,05. Resultados: os resultados obtidos referem-se a não alteração nas matrículas totais da educação básica, porém na educação especial demonstraram crescimento de 6%, sendo na rede pública um crescimento e 8%, e na rede privada com decréscimo em 5%. Nas classes exclusivamente especializadas houve retração de 6%, e nas classes comuns aumento de 8%, do referido Estado. Conclusão: muitas mudanças já ocorreram no paradigma de atendimento da Educação Especial em Minas Gerais, ainda assim há aspectos que devem ser discutidos dentro do perfil do sistema educacional, vislumbrando o desencadeamento de propostas que culminem em uma sociedade, e em especial, uma educação mais receptiva a estes sujeitos.Downloads
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