Modificação do perfil da educação especial em Minas Gerais: análise de indicadores

Autores

  • Alexandre Dido Balbinot
  • Gerta Cristina Deszuta
  • Arieli Haubert
  • Silvana Souza Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v3i2.13915

Palavras-chave:

Educação Especial, Necessidades educacionais especiais, Inclusão Escolar, Minas Gerais/Brasil.

Resumo

Objetivo: o estudo objetivou analisar a evolução da educação especial no Estados de Minas Gerais ente 2010 e 2018. Método: trata-se de um estudo ecológico, com série histórica composta por dados de matrículas de escolares do Estado Minas Gerais/Brasil entre 2010 e 2018. Foram realizadas análises de frequência e inferencial dos dados, empregando-se Correlação de Spearman, Regressão de Poisson robusta. Nível de significância de p<0,05. Resultados: os resultados obtidos referem-se a não alteração nas matrículas totais da educação básica, porém na educação especial demonstraram crescimento de 6%, sendo na rede pública um crescimento e 8%, e na rede privada com decréscimo em 5%. Nas classes exclusivamente especializadas houve retração de 6%, e nas classes comuns aumento de 8%, do referido Estado. Conclusão: muitas mudanças já ocorreram no paradigma de atendimento da Educação Especial em Minas Gerais, ainda assim há aspectos que devem ser discutidos dentro do perfil do sistema educacional, vislumbrando o desencadeamento de propostas que culminem em uma sociedade, e em especial, uma educação mais receptiva a estes sujeitos.

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Biografia do Autor

Alexandre Dido Balbinot

Graduado em Educação Física (UNISINOS). Especialista em avaliação e exercício físico personalizado com ênfase na saúde e/ou rendimento esportivo (ESEF/UFRGS). Especialista em Saúde Mental Coletiva. Mestre em Saúde Coletiva (CAPES/UNISINOS). Professor especialista do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

Gerta Cristina Deszuta

Graduada em Pedagogia (FAPA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (CESUCA). Professora especialista do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

Arieli Haubert

Graduada em Psicologia (CESUCA). Pós-graduanda em Intervenções Precoces no Autismo (CBI of Miami). Educadora Social do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

Silvana Souza Santos

Graduada em Educação Física (UFRGS). Especialista em Educação Inclusiva (UFRGS). Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde (UFRGS). Diretora administrativa do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS.

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Publicado

2021-04-06

Como Citar

Balbinot, A. D., Deszuta, G. C., Haubert, A., & Santos, S. S. (2021). Modificação do perfil da educação especial em Minas Gerais: análise de indicadores. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 3(2), 58-66. https://doi.org/10.17058/rips.v3i2.13915

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL