Conhecimento e uso de métodos contraceptivos de longa duração entre adolescentes: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Karla Santana Azevedo Damasceno Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, CE, Brasil
  • Thereza Maria Moreira Magalhães Universidade Estadual do Ceará- UECE, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Maria Veraci Oliveira Queiroz Universidade Estadual do Ceará- UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v3i2.16064

Palavras-chave:

Adolescente, Contraceptivo, Aconselhamento

Resumo

Contexto: métodos contraceptivos de longa duração (long-acting reversible contraceptive - LARC), embora efetivos e com duração igual ou superior a três anos, têm pouca familiaridade e uso entre adolescentes. Objetivo: descrever a produção científica sobre conhecimento e uso de contraceptivos de longa duração entre adolescentes. Método: revisão integrativa da literatura nas bases de dados: Science Direct e National Library of Medicine and National Institutes of Health (MEDLINE/PubMed), realizada em outubro e novembro de 2019. Utilizaram-se os descritores Long-acting reversible contraceptive e adolescente para buscar a produção científica do período 2011 a 2019. Resultados: foram encontrados 86 artigos e, após aplicação do fluxograma PRISMA, dez artigos foram inseridos no estudo, sendo oito quantitativos e dois qualitativos. Conclusão: conclui-se que o uso de LARC em adolescente está associado ao conhecimento e que o aconselhamento pode ser uma estratégia de apoio e vínculo, gerando confiança entre usuária e profissional, podendo este último influenciar na decisão quanto ao uso de LARC, assim como de outros métodos anticoncepcionais.

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Damasceno, K. S. A., Magalhães, T. M. M., & Queiroz, M. V. O. (2021). Conhecimento e uso de métodos contraceptivos de longa duração entre adolescentes: revisão integrativa da literatura. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 3(2), 89-97. https://doi.org/10.17058/rips.v3i2.16064

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO