A relevância do sistema único de saúde na pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa

Autores

  • Tatiane Salete Soder Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Frederico Westphalen
  • Taís Fátima Soder Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Frederico Westphalen https://orcid.org/0000-0002-5743-6281

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v4i3.17121

Resumo

Introdução: o Sistema Único de Saúde (SUS) se apresenta como um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde a atenção primária, até serviços de alta complexidade. Objetivo: investigar através da literatura científica a relevância do SUS na pandemia do covid-19. Método: a pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados SciELO, PubMed e Biblioteca  Virtual  em  Saúde (BVS) no mês de julho de 2021. Após a busca integrada e sistematizada encontrou-se dez artigos relacionados ao tema principal do estudo. Resultados: percebeu-se como pauta principal “o fortalecimento do SUS” como estratégia principal na efetivação do direito à saúde. O fortalecimento envolve a necessidade de atualização de seu financiamento, a valorização do trabalho dos profissionais de saúde, a necessidade de ações estratégicas às populações de maior vulnerabilidade social o conhecimento da importância desse sistema de saúde pela população, alinhado a participação ampla da sociedade nesta revitalização do sistema. Considerações finais: diante da perspectiva, é fundamental que a população perceba o SUS como direito a saúde e a fiscalização desse sistema como dever fundamental para seu fortalecimento e efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Salete Soder, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Frederico Westphalen

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus de Frederico Westphalen (URI-FW, 2014). Pós Graduada em Saúde Pública com Ênfase em ESF - Estratégia da Saúde da Família (FAVENI, 2021). 

Taís Fátima Soder, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Frederico Westphalen

Nutricionista pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Frederico Westphalen (URI/FW)- RS/2013. Mestre em Educação pela URI/FW2016. Pós graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (FAVENI, 2021).

Downloads

Publicado

2022-04-22 — Atualizado em 2022-04-22

Versões

Como Citar

Soder, T. S., & Soder, T. F. (2022). A relevância do sistema único de saúde na pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa . Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 4(3). https://doi.org/10.17058/rips.v4i3.17121

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO