Impactos na saúde mental de indivíduos hospitalizados após infecção por SARS-CoV-2: cuidado integral que se constrói em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v5i1.17857

Resumo

RESUMO:

Introdução: a Covid-19 em pacientes internados gerou um impacto sobre a saúde mental de modo intensificado levando a ocasionar distintas repercussões psicológicas. Objetivo: identificar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse em pacientes hospitalizados acometidos pela Covid-19 moderada. Método: estudo transversal que avaliou pacientes com diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 admitidos em um hospital de ensino do interior do Rio Grande do Sul - RS. A avaliação dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse foi realizada por meio da escala Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) e investigada por um profissional instruído e qualificado. Resultados: amostra (n= 44; sexo masculino: n= 28, 63,60%) com média de idade de 55,11±11,32 anos, tendo 79,50% apresentado sintomas de ansiedade. Conclusão: o sintoma de ansiedade observado em pacientes hospitalizados infectados pelo vírus SARS-CoV-2 ressalta a importância dos impactos psicológicos da Covid-19, o que evidencia a necessidade de intervenções com enfoque preventivo, considerando as bases epidemiológicas dos diferentes níveis de prevenção em saúde pública.

Palavras-Chave: Depressão; Ansiedade; Estresse; Saúde mental; Infecção pelo coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Litiele Evelin Wagner

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Bruna Eduarda Diehl, UNISC

Programa PIBIT do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS, Brasil.

Rayssa Becchi dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Hospital Santa Cruz. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Solange Schio Lanza

Curso de Medicina. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Jonathas Gauciniski

Curso de Medicina. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Alexander Romão Vieira Morinélli, Universidade de Santa Cruz do Sul

Curso de Fisioterapia. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Fabiana Rafaela Santos de Mello

Curso de Medicina. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Ana Carolina Severo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Curso de Fisioterapia. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Patrícia Érika de Melo Marinho

Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Dulciane Nunes Paiva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Wagner, L. E. ., Diehl, B. E., Santos, . R. B. dos ., Lanza, S. S. ., Gauciniski, J. ., Morinélli, A. R. V. ., Mello, . F. R. S. de ., Severo, A. C. ., Marinho, P. Érika de M. ., & Paiva, D. N. . (2022). Impactos na saúde mental de indivíduos hospitalizados após infecção por SARS-CoV-2: cuidado integral que se constrói em rede. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 5(1), 14-24. https://doi.org/10.17058/rips.v5i1.17857

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL