SAÚDE DO EDUCADOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma revisão narrativa sobre a saúde mental de profissionais da Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino, Síndrome de Burnout

Resumo

Introdução: o impacto que a pandemia causou na vida das pessoas foi muito grande, tanto no âmbito psicossocial quanto no profissional e está relacionado a algumas síndromes e/ou transtornos psicológicos, como exemplo a Síndrome de Burnout. Objetivo: verificar a relação entre a pandemia do Covid-19 e a síndrome de Burnout em professores da educação básica de escolas públicas e privadas. Métodos: trata-se de uma revisão narrativa, onde se utilizou as principais bases de dados para analisar em literatura ampla o tema abordado na pesquisa, sem que se limite à sistematização. Resultados: foram discutidas as mudanças do ensino no contexto da pandemia da Covid-19 e os impactos na saúde mental dos profissionais da educação. Essas mudanças, como a reorganização da rotina, o ajuste na estrutura do ensino, mudanças pedagógicas e o acesso ao ensino online por todos, foram geradoras de estresse nos professores e nos alunos. E a responsabilização exclusiva dos professores para que mantivessem a qualidade no ensino durante a pandemia, associada à ausência de capacitações, foram fatores relevantes para o adoecimento dos profissionais. Conclusão: pesquisas sobre a Síndrome de Burnout em professores de escolas públicas e privadas mostraram que fatores ambientais e individuais quando somados podem desencadear a síndrome de Burnout, como, a falta de estrutura física adequada, instrumentos de trabalho adequados, insatisfação profissional, exaustão emocional, contribuindo para o adoecimento.

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Biografia do Autor

Nathalia Quaiatto Félix, Unisc

Licenciada em Ciências Biológicas; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Pauline Schwarzbold, UNISC

Psicóloga; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde- Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul, RS, Brasil-

Luísa Gelsdorf, UNISC

Enfermeira; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde- Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Francielle Pasqualotti Meinhardt, UNISC

Farmacêutica; Mestre em Promoção da Saúde e Doutoranda em Tecnologia Ambiental - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Cisnara Pires Amaral, licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Tecnologia Ambiental - Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Licenciada em Ciências Biológicas; Mestre em Tecnologia Ambiental - Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil.

Hildegard Hedwig Pohl, UNISC

PhD - Professora do PPG Promoção da Saúde - Departamento de Ciência da Vida - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

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Publicado

2024-03-06

Como Citar

Quaiatto Félix, N., Schwarzbold, P. ., Gelsdorf, L. ., Pasqualotti Meinhardt, F. ., Pires Amaral, C. ., & Hedwig Pohl, H. . (2024). SAÚDE DO EDUCADOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma revisão narrativa sobre a saúde mental de profissionais da Educação Básica. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 7(1), 55-63. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/ripsunisc/article/view/18389

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO