EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DOS DIREITOS GESTACIONAIS DURANTE O ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v7i3.18611

Resumo

Introdução: o empoderamento feminino é essencial para que as mulheres possam reivindicar seus direitos e conquistar autonomia e bem-estar. Para as gestantes, esse processo é crucial, pois garante uma gravidez assegurada de cuidados e com menor risco de violência obstétrica. No entanto, para que as políticas públicas sejam realmente implementadas, é fundamental que as gestantes - as principais beneficiárias desses direitos - tenham acesso às informações necessárias para exigi-los. Os profissionais de saúde devem fornecer um acompanhamento integral, de modo que promovam a educação em saúde e desenvolvam os direitos gestacionais. Atualmente, existem diversos métodos e recursos de aprendizado que podem ser utilizados nesse processo, o que permite que as gestantes vivenciem o período da gravidez e pós-parto com maior segurança. Objetivo: investigar as ações educativas desenvolvidas para gestantes durante a assistência pré-natal acerca das boas práticas obstétricas e os direitos gestacionais; identificar os principais temas abordados durante essas atividades e as metodologias adotadas. Método: para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura, com abordagem descritiva, através do Portal Periódicos da CAPES, no acesso CAFe, sem limitar bases de dados. Resultados: observou-se uma baixa participação das gestantes em ações de educação em saúde durante o pré-natal voltadas às boas práticas obstétricas e aos direitos gestacionais. Sobre as metodologias adotadas na atual literatura, verificou-se roda de conversa, oficinas e jogos educativos. Em relação aos principais temas abordados, contempla-se as orientações sobre sinais de risco na gravidez e as consultas e exames de rotina. Em contrapartida, temas relacionados aos direitos gestacionais foram pouco relatados. Conclusão: mesmo que se encontre na literatura registros de ações de educação em saúde, pesquisas realizadas em vários estados brasileiros ainda relatam uma porcentagem de gestantes que não receberam ou receberam de forma insuficiente informações voltadas à temática.

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Biografia do Autor

Nattália Reis de Mesquita, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda de enfermagem; Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB, Brasil.

Maria Berenice Gomes Nascimento, UFCG

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela FMABC. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB, Brasil.

Dayze Djanira Furtado de Galiza, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB, Brasil.

Thais Kamilla Alves Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira; Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, PB, Brasil

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Reis de Mesquita, N., Gomes Nascimento, M. B., Furtado de Galiza, D. D., & Alves Pereira, T. K. (2024). EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DOS DIREITOS GESTACIONAIS DURANTE O ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL: uma revisão integrativa. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 7(3), 49-63. https://doi.org/10.17058/rips.v7i3.18611

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO