Identificação de requisitos de clientes em pesquisa de patentes Para avaliar tecnologias de equipamentos agrícolas

Bruna Karine dos Santos, Leonardo Nabaes Romano, Vinícius Kaster Marini, Alexandre Aparecido Buenos, César Gabriel dos Santos, Diego Michael Cornelius dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo demonstrar um método de identificação e análise de anterioridade de patentes para avaliação comparativa de tecnologias baseadas em requisitos de clientes, exemplificando o caso de pulverizadores costais utilizados na aplicação de agrotóxicos para a cultura do tabaco. A primeira fase do método compreendeu a identificação das patentes por meio de um processo de seis etapas executadas na Plataforma Orbit Intelligence. A segunda fase do método abrangeu a análise dos registros das patentes por meio de um processo de quatro etapas. Os resultados obtidos na primeira fase foram classificados em três grupos de pulverizadores, totalizando 59 registros de patentes: tipo costal, 27 registros; tipo carro de mão, 13 registros; e tipo montados em um trator e/ou autopropelido, 19 registros. Na segunda fase da análise da revisão bibliográfica e dos registros de patentes foram definidos e valorados, por meio Diagrama de Mudge, cinco requisitos de clientes principais: ser de fácil operação; permitir operação em plano inclinado; permitir operação ergonômica; permitir operação segura; possuir baixo número de componentes. Esses requisitos foram utilizados na avaliação das tecnologias patenteadas sob a abordagem SMART da matriz multicritério, resultando na indicação da tecnologia que melhor atende ao conjunto dos requisitos considerados para o pulverizador costal. Conclui-se que o método de identificação e análise de anterioridade de patentes apresentado, exemplificado por meio de um estudo de caso de pulverizadores costais, evidenciou as tecnologias que melhor atendem aos requisitos de clientes, permitindo revelar o estado da arte dos registros de patentes nas bases mundiais, principal objetivo da busca de anterioridade de patentes.

Palavras-chave


Máquinas agrícolas; Estratégia tecnológica; Propriedade intelectual; Desenvolvimento de produto; Busca de anterioridade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v24i1.13932

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo