Identificação de requisitos de clientes em pesquisa de patentes Para avaliar tecnologias de equipamentos agrícolas

Autores

  • Bruna Karine dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Leonardo Nabaes Romano Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-3827-6024
  • Vinícius Kaster Marini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Alexandre Aparecido Buenos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • César Gabriel dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Diego Michael Cornelius dos Santos FAHOR - Faculdade Horizontina

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v24i1.13932

Palavras-chave:

Máquinas agrícolas, Estratégia tecnológica, Propriedade intelectual, Desenvolvimento de produto, Busca de anterioridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar um método de identificação e análise de anterioridade de patentes para avaliação comparativa de tecnologias baseadas em requisitos de clientes, exemplificando o caso de pulverizadores costais utilizados na aplicação de agrotóxicos para a cultura do tabaco. A primeira fase do método compreendeu a identificação das patentes por meio de um processo de seis etapas executadas na Plataforma Orbit Intelligence. A segunda fase do método abrangeu a análise dos registros das patentes por meio de um processo de quatro etapas. Os resultados obtidos na primeira fase foram classificados em três grupos de pulverizadores, totalizando 59 registros de patentes: tipo costal, 27 registros; tipo carro de mão, 13 registros; e tipo montados em um trator e/ou autopropelido, 19 registros. Na segunda fase da análise da revisão bibliográfica e dos registros de patentes foram definidos e valorados, por meio Diagrama de Mudge, cinco requisitos de clientes principais: ser de fácil operação; permitir operação em plano inclinado; permitir operação ergonômica; permitir operação segura; possuir baixo número de componentes. Esses requisitos foram utilizados na avaliação das tecnologias patenteadas sob a abordagem SMART da matriz multicritério, resultando na indicação da tecnologia que melhor atende ao conjunto dos requisitos considerados para o pulverizador costal. Conclui-se que o método de identificação e análise de anterioridade de patentes apresentado, exemplificado por meio de um estudo de caso de pulverizadores costais, evidenciou as tecnologias que melhor atendem aos requisitos de clientes, permitindo revelar o estado da arte dos registros de patentes nas bases mundiais, principal objetivo da busca de anterioridade de patentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Karine dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

É Engenheira Mecânica formada pela FAHOR, atualmente é mestranda do curso de pós-graduação em Engenharia Agrícola da área de concentração de Mecanização agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou na indústria de máquinas agrícolas.

Leonardo Nabaes Romano, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica titulado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi Engenheiro de desenvolvimento de novos produtos na empresa Consul S.A e Multibras S.A. Eletrodomésticos (Joinville, SC). É Professor Associado IV do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, atuando desde 1995 como docente no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica. Também atua na orientação de projetos de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e em Engenharia Mecânica da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa de metodologia de projeto de produtos industriais, ênfase no processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas.

Vinícius Kaster Marini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica da Dinamarca. É professor adjunto para a cadeira de Projeto de Máquinas no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou na indústria e na academia tem foco nos seguintes temas de trabalho: pesquisa e desenvolvimento na indústria; certificação de produtos e de metodologias de projeto; projeto de engenharia de máquinas e equipamentos, projeto mecânico e metodologias de projeto aplicadas, e desenvolvimento de produto e seu gerenciamento

Alexandre Aparecido Buenos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica titulado pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e Diretor do Núcleo de Automação e Processos de Fabricação (NAFA) do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Qualidade, atuando em empresa de projeto de carrocerias e ônibus (Setor Automotivo) e em empresa de movimentação e armazenagem de grãos (Setor Agrícola).

César Gabriel dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheiro Mecânico formado pela FAHOR. Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola na área de Mecanização Agrícola e linha de pesquisa de Projeto e Utilização de Máquinas Agrícolas. É Professor Assistente da Coordenadoria Acadêmica da UFSM campus Cachoeira do Sul atuando como docente no curso de graduação em Engenharia Mecânica.

Diego Michael Cornelius dos Santos, FAHOR - Faculdade Horizontina

É Engenheiro Mecânico formado pela FAHOR. Atualmente é Analista Administrativo na empresa Metaltork Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

dos Santos, B. K., Romano, L. N., Marini, V. K., Buenos, A. A., dos Santos, C. G., & dos Santos, D. M. C. (2020). Identificação de requisitos de clientes em pesquisa de patentes Para avaliar tecnologias de equipamentos agrícolas. Tecno-Lógica, 24(1), 23-33. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v24i1.13932

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais