Cartas térmicas, ábacos e estudos correlacionados a HEISLER M. P.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.16128

Palavras-chave:

Carta, Heisler, Temperatura, Transiente, Ábaco.

Resumo

O presente trabalho traz o resgate histórico e cronológico, em forma de revisão bibliográfica, das publicações de cartas e ábacos de temperatura de Heisler M. P. e de outros autores, utilizadas para o controle do tratamento térmico de materiais, ao longo do tempo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado mediante consulta às principais bases de publicação de periódicos científicos e livros, analisando-se a maneira como o assunto tem sido abordado por autores do tema. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se na descrição e explicação, com coleta de dados bibliográficos, utilizando variáveis quantitativas, buscando, assim, a obtenção de melhores parâmetros de avaliação. A contribuição original é o demonstrativo histórico e cronológico das cartas de temperatura em forma de “seta do tempo”, que serve como guia acadêmico e prático para trabalhos futuros. A limitação é dada pelas publicações de cartas térmicas cronologicamente localizadas em periódicos e livros de transferência de calor entre o ano de 1826 até a atualidade. Os resultados significativos encontrados até o momento expressaram a evolução das cartas térmicas e a necessidade da implantação de ferramentas facilitadoras à extração dos dados complexos em cartas de temperatura. Este trabalho foi o ponto de partida para o desenvolvimento e registro do software M&J Transient Calculator for Cylinders, o qual será abordado em trabalho futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício da Cunha Müller, UNISC

Pesquisador na área de transferência de calor e geração de energia. Mestre em Sistemas e Processos Industriais na Universidade de Santa Cruz do Sul (2015); Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013); Técnico em Eletrotécnica (2015);Técnico em Eletrônica (2007); Pós-graduação em Educação Ambiental (2007); Licenciado em Ciências pela ULBRA ? Cachoeira do Sul (2006). ● Projetos e construção de máquinas mecânicas, eletromecânicas e eletrônicas utilizadas em linhas de produção, beneficiamento e manutenção industrial. Construção de motores a vapor, quadros de comando e manipuladores para otimização de operações fabris. ● Manutenção mecânica, elétrica, eletrônica, pneumática e hidráulica de compressores de ar, motosserras, hidrolavadoras, aparelhos de solda MIG/MAG, TIG, LASER, Arco Submerso, selecionadoras automáticas de grãos e equipamentos eletro-hidro-pneumáticos em geral. Montagem e regulagem de motores 2T e 4T. Injeção eletrônica e carburação automotiva. ● Compras, vendas e assessoria na implantação de tecnologias limpas e tratamento químico-físico de efluentes industriais. ● Professor de Ciências e Matemática no ensino fundamental. ● Coordenação, gerenciamento e treinamento de equipes através do Micro-Ensino. ● Experiência com pintura eletrostática em pó, CNC (L.A.S.E.R), CLPs, AutoCAD, SolidWorks, tampografia, prensagem e corte de aço, corte e tratamento de isopor, resinagem, estufas, aquecedores elétricos, controladores térmicos e GLP, geração e distribuição de vapor.

João Carlos Furtado, UNISC

Professor Adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. É professor nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - PPGSPI. Orientou e orienta trabalhos de iniciação científica e alunos de mestrado. Foi chefe do Departamento de Informática-UNISC e coordenador do PPGSPI-UNISC. Tem pesquisado métodos de otimização na resolução de problemas industriais.

Elpídio Oscar Benitez Nara, UNISC

PÓS DOUTORADO em Universidade federal de Santa Maria (2014), DOUTORADO em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). MESTRADO em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Possui GRADUAÇÃO em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1986). Foi PROFESSOR TITULAR da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) 2008-2020 atuando nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Mecânica e como COORDENADOR do Programa de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais e professor do Mestrado e doutorado do Programa de pós graduação em Tecnologia Ambiental.Tem experiência na área de gestão e Engenharia com ênfase em Administração da Produção e Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento estratégico., Analises multicriterios, PCPs, Gestão por processos e Gestão Ambiental. Foi CHEFE do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc; Coordenador do programa Universidade -Empresa; Membro do Sebrae- RS; Membro do comitê setorial industrial do CREA-RS; Diretor e gerente industrial de varias industrias, consultor em empresas do pais. Coordenou cursos de pós graduação. Ad hoc de revistas e eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Müller, M. da C., Furtado, J. C., & Benitez Nara, E. O. (2021). Cartas térmicas, ábacos e estudos correlacionados a HEISLER M. P. Tecno-Lógica, 25(1), 73-87. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v25i1.16128

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais