MODELO PARA APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTIVARIADA ATRAVÉS DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PCA E HCA SOBRE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DE EMBALAGENS METÁLICAS

Cláudio Roberto Rosário, Liane Mahlmann Kipper, Marcos Florês Ferrão

Resumo


O propósito da pesquisa consiste em aprimorar a prática de análise da satisfação dos clientes. O artigo apresenta um modelo para análise das respostas do questionário de avaliação da satisfação dos clientes de forma sistemática com auxílio de técnicas estatísticas multivariadas, especificamente, análise exploratória com PCA - Análise de Componentes Principais (Partial Components Analysis) com HCA – Análise de Agrupamento Hierárquico (Hierarchical Cluster Analysis). Buscou-se avaliar a aplicabilidade do modelo ao uso, por parte da Empresa estudada, como ferramentas para auxílio na identificação da cadeia de valor percebida pelo cliente quando da aplicação do questionário de satisfação do cliente. Verificou-se que, com o auxílio das ferramentas de análise estatística multivariada, foi possível identificar comportamentos similares entre os clientes. Permitiu, também, a motivação da empresa na realização de revisões sobre as perguntas dos questionários, possibilitando realizar análise do grau de correlação entre as perguntas, o que antes não ocorria.

Palavras-chave


otimização de processos

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v16i1.2553

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