Desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação da maturidade para a sustentabilidade organizacional: uma proposição teórico-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i1.5482Palavras-chave:
Maturidade. MESO. Sustentabilidade Organizacional.Resumo
Atualmente, as organizações necessitam adotar políticas e práticas sustentáveis, o que vem ocasionando uma maior busca e utilização de modelos sustentáveis. Contudo, as organizações não sabem se estão aptas a utilizar esta metodologia sustentável. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia para avaliar a maturidade e a educação para a sustentabilidade organizacional. Como fontes de informação utiliza-se a bibliografia para entender o “estado do conhecimento” em relação à sustentabilidade e explicativa quando ao modelo, que possibilitou o desenvolvimento de uma ferramenta de análise da maturidade, com foco na sustentabilidade, tendo como base conceitos do Triple Botton Line e o ciclo de aprendizagem vivencial. Como resultado, gerou-se um método que permite o diagnóstico das organizações e o respectivo posicionamento quanto ao grau de maturidade para a sustentabilidade, além de promover a educação e ser um indutor de mudanças e como complemento será desenvolvido um sistema computacional utilizando técnicas de usabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-08
Como Citar
Paz, F. J., Kipper, L. M., & Frozza, R. (2015). Desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação da maturidade para a sustentabilidade organizacional: uma proposição teórico-metodológica. Tecno-Lógica, 19(1), 36-42. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i1.5482
Edição
Seção
Especial
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.