Sistema de Gestão pela Qualidade: uma pesquisa na seara da Gestão Pública

Autores

  • Marcos dos Santos Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)
  • Luís Felipe Xavier Augusto de Oliveira Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Renato Santiago Quintal Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)
  • Rogerio dos Santos Lima Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v20i2.7472

Palavras-chave:

Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Certificação de Processos.

Resumo

No atual cenário onde existe demanda por parte da sociedade por serviços públicos de qualidade é possível perceber uma maior preocupação com sistemas de gestão da qualidade. As organizações contratantes de bens e serviços passam a estender seus requisitos de qualidade para suas contratadas, exigindo assim que essas passem a adotar sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental e apresentem, no momento de sua contratação, certificações nesses sistemas de gestão. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo investigar os fatores restritivos e os facilitadores afetos à certificação em gestão da qualidade e da gestão ambiental em duas organizações da Administração Pública. No que tange à seara metodológica, o presente artigo aplica a técnica do incidente crítico, proposta por Flanagan (1973). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas não estruturadas com profissionais pertencentes ao quadro funcional das organizações pesquisadas. Adicionalmente, foi empreendido o levantamento de dados por meio de questionários - contendo perguntas fechadas e abertas - disponibilizados por e-mail. No que tange aos dados coletados a partir das entrevistas face a face e dos questionários, foi empreendida a análise multiparadigmal de Meyerson e Martin (1987), a qual consiste em promover o relacionamento das percepções de determinado grupo com as perspectivas da Integração, Diferenciação e Fragmentação. Verificou-se que, nos dias atuais, as certificações assumem um papel relevante na seara empresarial, revelando-se como um diferencial competitivo no contexto globalizado, tanto para contratantes como contratadas. Contudo, questão crucial é observada quando as certificações deixam de ser uma atividade “meio” e passam a ser uma atividade “fim”, implicando em significativo dispêndio de recursos materiais e humanos.

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Biografia do Autor

Marcos dos Santos, Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)

Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Licenciado em Matemática e pós-graduado (Especialista) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional - Simulação) pela COPPE/UFRJ. Doutorando em Engenharia de Produção (Modelagem no Apoio à Decisão) pela Universidade Federal Fluminense. Gerente de Projetos e Pesquisador no Centro de Análise de Sistemas Navais e Coordenador Geral do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM).

Luís Felipe Xavier Augusto de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando em Engenharia de Produção (UFF). Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Renato Santiago Quintal, Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)

Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes) e em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão-de-Corveta e desempenha a função de Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha. Membro do Corpo Editorial da Revista PAGMAR (ISSN 2318-1702 versão impressa e ISSN 2446-4791 versão online). Sítio oficial da Revista PAGMAR: http://www.mar.mil.br/papem/revistapagmar/ Link para acesso ao CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4729836017574731 E-mail: rsantiago79@hotmail.com

Rogerio dos Santos Lima, Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)

Assessor de Gestão Estratégica, Presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e Gerente de Qualidade do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval). Capitão-de-Fragata.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Santos, M. dos, Oliveira, L. F. X. A. de, Quintal, R. S., & Lima, R. dos S. (2016). Sistema de Gestão pela Qualidade: uma pesquisa na seara da Gestão Pública. Tecno-Lógica, 20(2), 153-159. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v20i2.7472

Edição

Seção

Sistemas e Processos Industriais