Sistema de Gestão pela Qualidade: uma pesquisa na seara da Gestão Pública

Marcos dos Santos, Luís Felipe Xavier Augusto de Oliveira, Renato Santiago Quintal, Rogerio dos Santos Lima

Resumo


No atual cenário onde existe demanda por parte da sociedade por serviços públicos de qualidade é possível perceber uma maior preocupação com sistemas de gestão da qualidade. As organizações contratantes de bens e serviços passam a estender seus requisitos de qualidade para suas contratadas, exigindo assim que essas passem a adotar sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental e apresentem, no momento de sua contratação, certificações nesses sistemas de gestão. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo investigar os fatores restritivos e os facilitadores afetos à certificação em gestão da qualidade e da gestão ambiental em duas organizações da Administração Pública. No que tange à seara metodológica, o presente artigo aplica a técnica do incidente crítico, proposta por Flanagan (1973). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas não estruturadas com profissionais pertencentes ao quadro funcional das organizações pesquisadas. Adicionalmente, foi empreendido o levantamento de dados por meio de questionários - contendo perguntas fechadas e abertas - disponibilizados por e-mail. No que tange aos dados coletados a partir das entrevistas face a face e dos questionários, foi empreendida a análise multiparadigmal de Meyerson e Martin (1987), a qual consiste em promover o relacionamento das percepções de determinado grupo com as perspectivas da Integração, Diferenciação e Fragmentação. Verificou-se que, nos dias atuais, as certificações assumem um papel relevante na seara empresarial, revelando-se como um diferencial competitivo no contexto globalizado, tanto para contratantes como contratadas. Contudo, questão crucial é observada quando as certificações deixam de ser uma atividade “meio” e passam a ser uma atividade “fim”, implicando em significativo dispêndio de recursos materiais e humanos.

Palavras-chave


Gestão Pública; Gestão da Qualidade; Certificação de Processos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v20i2.7472

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