DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA ARMAZENAMENTO HÍDRICO: CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA NA AGRICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.17058/tecnolog.v26i1.16841Keywords:
Sistemas e Processos Industriais, Ciências ambientais, AgriculturaAbstract
Resumo
A irrigação é uma tecnologia importante para a agricultura, uma vez que contribui com a produtividade agrícola em diferentes épocas do ano. Trata-se de uma técnica que foi desenvolvida para suprir as necessidades hídricas da cultura devido à falta de água ou à má distribuição de água das chuvas, demandando água de boa qualidade. Em grandes projetos, há a necessidade de obras de regularização de vazões, interferindo no regime fluvial e no meio ambiente. Como resultado do emprego predominante de técnicas ineficientes de irrigação, ocorrem significativas perdas de insumos. Visando um melhor gerenciamento dos recursos para a irrigação, em especial em regiões impactadas pela estiagem, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a redução de custos e aumento da produtividade em uma operação de irrigação, por intermédio da representação de um modelo de armazenamento hídrico e de controle de umidade. Foi empreendida uma análise por meio do método Diagrama de causa e efeito - Método Ishikawa - para investigar possíveis problemas. Adicionalmente, foi empregado o Método dos “5 por quês” para identificar as causas raízes dos possíveis problemas.
Downloads
References
Referências
RAUBER, Denise; OLIVEIRA, F. A. C. Uma contextualização da demanda de água na indústria. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 3, n. 1, 2008.
RIO CARRILLO, A. M.; FREI, C. Water: a key resource in energy production. Energy Policy, v. 37, n. 11, p. 4303-4312, 2009.
ANA. Agência Nacional das Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil: informe 2012. Ed. Especial. Brasília, 2012. 215 p.
MINERVINO, Lúcia M. Praciano; ASSUNÇÃO, Francisca Neta A. O uso sustentável da água na Bacia do Rio Paracatu: Considerações sobre a agricultura irrigada. In: Anais do III Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-Oeste. Goiânia-GO, 2004.
ALFARO, J.F. Assessment of progress in the implementation of the Mar del Plata action plan and formulation of a strategy for the 1990s (Latin America and the Caribbean). California: United Nations Development Program, Food and Agriculture Organization, Departament of Economic and Social Affairs, Departament of Thechnical Cooperation. 1990. 90p.
MOURA, L. G. V. Indicadores para a avaliação da sustentabilidade em sistemas de produção da agricultura familiar: o caso dos fumicultores de Agudo. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
ROSA, Altair. Rede de governança ambiental na cidade de Curitiba e o papel das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007.
GHEYI, H. R. et al. Recursos hídricos em regiões semiáridas. 1. ed. Cruz das Almas, BA: Editora UFRB. 2012. 258 p.
ARAÚJO, J. de C. As barragens de contenção de sedimentos para conservação de solo e água no semiárido. In: Anais de tecnologias apropriadas para terras secas. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2006.
BRITO, L. et al. Produtividade de água de chuva em culturas de subsistência no semiárido pernambucano. Engenharia Agrícola, v. 32, p. 102-109, 2012.
SEVERO, Lessandra Scherer; SILVA, EdiniceMei. Sistema stanislavski: o processo criativo nas organizações. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 8, n. 15, p.15-17, jan/jun, 2006.
ROZENFELD, H et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
ROBERT, M. Product innovation strategy pure and simple: how winning companies outpace their competitors. R. R. Donnelley & Sons Company, 1995.
REIS, A. V. Desenvolvimento de concepções para a dosagem e deposição de precisão para sementes miúdas. Tese. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
FALCONI, Vicente. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 9. ed. Nova Lima/MG: INDG, 2013.
PMI. Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. PMBOK Guide. Newton Square, Pennsylvania, USA, 2013.
SLACK, N et al. Administração da Produção. 2.d. São Paulo: Atlas, 2002.
FALCONI, Vicente. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 7. ed. Belo Horizonte: Bloch, 1992.
ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. In: Controle de qualidade total à maneira japonesa. 1993. p. 221-221.
OHNO, T. O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
WEISS, A.E. Key business solutions: essentialproblem-solving tools andtechniquesthatevery manager needstoknow. Grã-Bretanha: Pearson EducationLimited, 2011.
COELHO, E. F et al. Agricultura irrigada: Eficiência de irrigação e de uso de água. Bahia Agrícola, v. 7, n. 1, Setembro, 2005.