A percepção dos núcleos de inovação tecnológica do estado de São Paulo quanto as barreiras à transferência de tecnologia universidade-empresa

Autores/as

  • Paulo Renato Pakes Universidade Federal de São Carlos
  • Miguel Ángel Aires Borrás Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lúcia Vitale Torkomian Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Okumoto Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Brena Bezerra Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12028

Palabras clave:

Relação universidade-empresa, Núcleo de Inovação Tecnológica, Barreiras à transferência de tecnologia.

Resumen

No Brasil, no que tange ao incentivo à relação universidade-empresa, foi promulgada em 2004 a Lei de Inovação (Lei nº 10.973 de 2004) - que dispõe medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País. Esta Lei veio a refletir em mudanças na configuração das universidades bem como na relação universidade-empresa. As universidades tiveram de instituir os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) bem como se adaptar a outros mecanismos de transferência de tecnologia promulgados pela Lei. Destarte, buscou-se elucidar quais as barreiras à transferência de tecnologia, segundo opinião dos NIT. Por meio de um estudo multicasos observou-se que as percepções dos NIT em relação às barreiras à transferência de tecnologia universidade-empresa apresentam naturezas diferentes apesar de apresentarem congruências em alguns pontos e que as barreiras se referem-se a aspectos de ordem jurídica, político-governamental, relacional, econômica, de recursos humanos, operacionais, tecnológicas e mercadológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Renato Pakes, Universidade Federal de São Carlos

Professor dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Universidade de Franca (UNIFRAN). Doutor em Engenharia de produção (UFSCar).

Miguel Ángel Aires Borrás, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba - UFSCar

Ana Lúcia Vitale Torkomian, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Engenharia de Produção - UFSCar

Aline Okumoto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Engenharia de Produção - UFSCar

Brena Bezerra Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Universidade de Franca (UNIFRAN). Doutoranda em Engenharia de Produção (UFSCar).

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-31

Cómo citar

Pakes, P. R., Borrás, M. Ángel A., Torkomian, A. L. V., Gomes, A. O., & Silva, B. B. (2018). A percepção dos núcleos de inovação tecnológica do estado de São Paulo quanto as barreiras à transferência de tecnologia universidade-empresa. Tecno-Lógica, 22(2), 120-127. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.12028

Número

Sección

XVII SEPROSUL - SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA