Análise ergonômica e ambiental de uma empresa metalúrgica do ramo de agroindústrias e derivados de cana de açúcar

Autores/as

  • Dauto Pivetta Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Airton dos Santos Alonço Universidade Federal de Santa Maria
  • Gessieli Possebom Universidade Federal de Santa Maria
  • Antônio Robson Moreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafael Sobroza Becker Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruno Christiano Corrêa Ruiz Zart Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Gonçalves Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i1.12382

Palabras clave:

Análise postural do trabalho, RULA, OWAS

Resumen

Dentre as linhas de atuação da análise ergonômica do trabalho, há a avaliação dos fatores de realização de uma determinada tarefa. As condições de trabalho podem influenciar diretamente no aumento de produtividade, lucros, redução de perdas, além de proporcionar conforto e segurança dos trabalhadores. Desse modo, este trabalho teve por objetivo avaliar as posturas realizadas durante uma jornada de trabalho, bem como as condições ambientais, elaborando diagnósticos e possíveis recomendações, em cinco setores de uma empresa metalúrgica no município de Jaguari – RS. Foi aplicado um questionário para verificação do funcionamento geral da empresa e observadas as condições de iluminação e ruído para realização das tarefas de cinco funcionários. A análise postural foi realizada através da observação no ambiente de trabalho e também através de imagens com o auxílio do software Ergolândia 5.0, com a utilização dos métodos RULA e OWAS. Através das análises, foi observado que apenas um posto de trabalho não estava conforme a norma para iluminância de interiores, e nenhum dos postos atendia à norma de referência para ruído. Ainda, a maioria dos funcionários realizavam algum tipo de esforço para o carregamento de peças, o que corrobora para os resultados dos métodos posturais que apresentaram necessidade de investigação e correções em alguns postos de trabalho. Assim, concluiu-se que existe a necessidade da adoção de mudanças em alguns postos de trabalho, principalmente no que se refere às condições posturais de realização das tarefas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dauto Pivetta Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2012). Atua na área de Mecanização Agrícola no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas - LASERG - UFSM. Possui mestrado e atualmente é Doutorando em Engenharia Agrícola/ Mecanização Agrícola pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola - PPGEA - UFSM.

Airton dos Santos Alonço, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1980), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é orientador de dissertações e teses da Universidade Federal de Santa Maria/RS, onde é Professor Associado. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase projeto e desenvolvimento de máquinas agrícolas e em Ergonomia e Segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia agrícola, máquinas agrícolas, segurança, ergonomia e maquinas e mecanização agrícola.

Gessieli Possebom, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Experiência na área de Biotecnologia Vegetal / Fisiologia Vegetal, análise bioquímica de culturas agronômicas e florestais e atividades de botânica estrutural. Experiência também na área de máquinas florestais, projetos de implantação e extração florestal. Atualmente mestranda em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração em Mecanização Agrícola e linha de pesquisa em segurança e ergonomia

Antônio Robson Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2016), e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas (LASERG/UFSM). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, trabalhando principalmente na linha de pesquisa projeto e utilização de máquinas agrícolas.

Rafael Sobroza Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Técnico em Agropecuária formado no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus São Vicente do Sul, (2009-2011). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, (2012-2017). Atualmente Mestrando em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas LASERG - UFSM.

Bruno Christiano Corrêa Ruiz Zart, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Durante a graduação realizou bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica no Laboratório de Tribologia (LATRIB/UFRGS) e no Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF/UFRGS). Também foi membro da equipe RS Racing Team de Fórmula SAE durante o ano de 2011. Atualmente é mestrando em Engenharia Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas (LASERG/UFSM).

Tiago Gonçalves Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha) - Campus Alegrete/RS. Técnico em Biocombustíveis formado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF Sul) - Campus Visconde da Graça/RS. Atualmente mestrando em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração em Mecanização Agrícola.

##submission.downloads##

Publicado

2019-01-03

Cómo citar

Carpes, D. P., Alonço, A. dos S., Possebom, G., Moreira, A. R., Becker, R. S., Zart, B. C. C. R., & Lopes, T. G. (2019). Análise ergonômica e ambiental de uma empresa metalúrgica do ramo de agroindústrias e derivados de cana de açúcar. Tecno-Lógica, 23(1), 28-35. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v23i1.12382

Número

Sección

Sistemas e Processos Industriais