Análise dos formulários de satisfação dos clientes de uma empresa do setor tecnológico a luz dos conceitos da usabilidade

Autores/as

  • Jéssica Andréia Agnes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rafael Chaves Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Liane Mahlmann Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i1.5670

Palabras clave:

Satisfação dos clientes. Usabilidade. Qualidade do produto.

Resumen

Nos dias atuais o desenvolvimento de produto é um assunto que exige um conjunto de procedimentos e ferramentas extenso para um funcionamento de acordo com as exigências do mercado. Para desenvolver um produto com qualidade é importante conhecer a usabilidade do produto do ponto de vista dos clientes. Pensando nisso foi feito uma pesquisa sobre as questões utilizadas no questionário para análise do nível de satisfação dos clientes referente a um produto desenvolvido numa empresa do ramo tecnológico. Assim o presente artigo tem como objetivo avaliar se um questionário de satisfação de clientes pode apresentar informações para estimar a usabilidade de um produto e se outros componentes da qualidade, definidos por Nielsen [1] estão presentes nas avaliações da organização estudada. A pesquisa tem caráter exploratório e ressalta conceitos de usabilidade visando à satisfação dos clientes. Dos principais resultados encontrados até o momento pode-se identificar que os problemas na relação empresa/cliente estão relacionados à análise parcial dos componentes da qualidade de um produto. O trabalho sugere o desenvolvimento e acréscimos de perguntas que promovam a avaliação dos outros componentes da qualidade buscando uma maior assertividade no desenvolvimento de produtos.

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Publicado

2015-05-08

Cómo citar

Agnes, J. A., Chaves, R., & Kipper, L. M. (2015). Análise dos formulários de satisfação dos clientes de uma empresa do setor tecnológico a luz dos conceitos da usabilidade. Tecno-Lógica, 19(1), 51-57. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v19i1.5670

Número

Sección

Especial