Gestão de resíduos sólidos em restaurante escola
DOI:
https://doi.org/10.17058/tecnolog.v17i1.3627Palavras-chave:
Restaurante Escola, Resíduos Sólidos, Composição Gravimétrica, Gestão AmbientalResumo
Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a excessiva geração de resíduos e a sua destinação final ambientalmente adequada. As Instituições de Ensino Superior (IES) são importantes fontes geradoras devido à diversidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no seu âmbito. Os Restaurantes Escola (RE) atendem à comunidade acadêmica dos campi universitários, e caracterizam-se por produzir resíduos similares aos domésticos, mas em maior quantidade. Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar a composição gravimétrica dos resíduos produzidos em um RE de uma IES localizada no sul do país, bem como conhecer a situação atual do gerenciamento dos resíduos. Os dados foram obtidos através da caracterização dos resíduos do RE durante cinco dias, de entrevista com os gestores responsáveis pelo estabelecimento e da observação direta no local. Averiguou-se a inexistência de um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos no RE, bem como a ausência de práticas efetivas relacionadas ao manejo destes. A segregação dos resíduos é prejudicada devido à falta de lixeiras específicas e a sobrecarga dos funcionários quanto às atividades desempenhadas. Ao longo do período experimental foram caracterizados 547,068 Kg de resíduos, dos quais mais de 80% corresponderam à matéria orgânica. Conclui-se que o montante de resíduo orgânico gerado pode ser destinado à compostagem. Recomenda-se a implantação de uma infraestrutura adequada para o manejo dos resíduos, que pode ser feita através da elaboração e aplicação de um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos no RE.Downloads
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Publicado
2013-06-18
Como Citar
Peruchin, B., Guidoni, L. L. C., Corrêa, L. B., & Corrêa, Érico K. (2013). Gestão de resíduos sólidos em restaurante escola. Tecno-Lógica, 17(1), 13-23. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v17i1.3627
Edição
Seção
Tecnologia Ambiental