NOVOS TALENTOS FURB: EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO E OS PROJETOS DE AÇÃO TERRITORIAL

Anderson de Miranda Gomes, Cristiane Mansur de Moraes Souza, Samara Braun, Ana Paula Tabosa

Resumo


Este trabalho refere-se à experiência do Programa Novos Talentos, (edital 55/2012 – CAPES), em que a Universidade Regional de Blumenau – FURB foi selecionada com a proposta Ecoformação e Literacia Informacional para a Educação Científica. O Projeto da instituição conta com três subprojetos, sendo que o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional suporta e gerencia o subprojeto Educação para o Ecodesenvolvimento com enfoque Interdisciplinar. O subprojeto se inscreve no contexto da educação básica das escolas públicas municipais de Blumenau, com foco na formação e atuação comunitária frente aos desafios da vulnerabilidade ambiental local e do atual modelo de desenvolvimento. Tem como maior desafio a sensibilização de atores locais, na formação projetos de ação territorial, com vistas à transformação da realidade local. Os resultados alcançados foram a elaboração de 4 projetos de ação territorial, os quais estão sendo aplicados à partir das escolas municipais dos professores participantes do programa. Entre as conclusões, observa-se que os professores podem envolver seus alunos e demais membros da comunidade num processo de multiplicação do conhecimento e ainda mitigar algumas situações perigosas condicionantes do espaço. O papel da educação na construção da interdisciplinaridade recai na construção de competências, sendo que esta construção não pode ser realizada pela simples transferência de informação, mas pela vivência e a observação das transformações do espaço e da sociedade.

Palavras-chave: Novos Talentos; Ecodesenvolvimento; Projetos de Ação Territorial.


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ISSN 2447-4622