Quando a recordação é referência: reflexões e experiências de uma professora/pesquisadora no campo da história da educação

Autores

  • Maria Helena Camara Bastos
  • Isabel Bilhão Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS)
  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.14098

Palavras-chave:

História da Educação, Maria Helena Camara Bastos, trajetória profissional

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Docente do Departamento de História e Geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o curso de pós-graduação em História da Alimentação e Patrimônio Cultural. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq; pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais (UNISC) e colaborador no Grupo EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP/UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Clandestinidade e Culturas Políticas; Currículo e Ensino Médio. ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/N-3852-2015 E-mail: eders@unisc.br

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Bastos, M. H. C., Bilhão, I., & Silveira, Éder da S. (2019). Quando a recordação é referência: reflexões e experiências de uma professora/pesquisadora no campo da história da educação. Reflexão E Ação, 27(3), 247-259. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.14098