A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO SOBRE POLÍTICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA: UMA ANÁLISE DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE JURGEN HABERMAS E DA AÇÃO DIALÓGICA DE PAULO FREIRE

Isabelle Pinto Antonello, Alessandra Noremberg

Resumo


Através da presente pesquisa identificou-se a importância de uma posição pedagógica de incentivo ao diálogo nas escolas no que se refere a temas políticos e de cidadania, com o intuito de garantir a formação de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Analisou-se, ainda, as Teorias da Ação Comunicativa de Habermas e Dialógica de Freire, de maneira que complementasse o principal posicionamento deste trabalho. Por isso, a metodologia adotada neste artigo é essencialmente bibliográfica, proporcionando um diálogo interdisciplinar, a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos, para se pensar a participação da sociedade civil no âmbito da “esfera pública”, por meio dos procedimentos deliberativos, argumentativos e dialógico

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