A INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS E SUAS FAMÍLIAS NO ENSINO REGULAR NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Lisiane Weigert Cassales, Miriane Alves Lovato, Aline Cardoso Siqueira

Resumo


A inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular é realidadeem muitas escolas públicas e privadas. O objetivo desse estudo foi compreender a inclusãode alunos especiais e suas famílias na escola regular na perspectiva dos professores.Participaram quatro professoras, duas de uma escola pública e duas de uma escola privadade Santa Maria. Foi realizada uma entrevista, a qual foi analisada qualitativamente. Entre osresultados, encontrou-se relato de despreparo para lidar com as crianças e as famílias, quesão consideradas fundamentais para o desenvolvimento da criança portadora denecessidade especial, assim como, para um processo de educação e aprendizagem, ousimplesmente para a socialização. Os entrevistados ainda afirmaram que a família e a escoladevem trabalhar juntas em prol da criança. Torna-se necessário um melhor preparo paraexercer um trabalho de qualidade com essas crianças, tanto por parte dos professores comodas próprias escolas. Somente com capacitação e um esforço conjunto da escola e família,será possível propiciar um ótimo desenvolvimento psíquico e motor para a criança especial.

Palavras-chave


inclusão; necessidades especiais; família; professores

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