Submissões Online
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Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
NORMAS PARA RESUMOS EXPANDIDOS:
1. O texto dos originais deverá ser organizado em Título, Autores, Resumo,
Palavras- chave, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e
Referências.
2. O resumo expandido deverá ser de 1.500 a 3.000 palavras, do título às
referências.
3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com
margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada
fonte Time New Roman, corpo 12, justificado. O espaçamento entre as linhas
deverá ser 1,5.
4. As citações de artigos (referências) no texto deverão seguir as normas da
ABNT.
5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no
prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo
expandido.
6. A nomenclatura científica deverá ser citada segundo os critérios
estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas
deverão seguir o Sistema Internacional.
7. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas com,
no máximo, 15 palavras. Lembre-se que o título do resumo expandido é
específico do trabalho.
8. Após duas linhas (espaços) do Título, deverá aparecer os Nomes Completos
dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo
12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.
Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada instituição, após o
último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro,
departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa).Colocar o endereço
eletrônico (e-mail) para a correspondência. Os autores de uma mesma
instituição devem ser agrupados em um único índice.
9. A seção Resumo deverá ter no máximo 150 palavras, com breves e
concretas informações sobre os objetivos, métodos, resultados e conclusões
do trabalho.
Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve
conter referências bibliográficas, tabelas, figuras ou quadros e deve ser
apresentado em parágrafo único.
10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Descritores” e, na mesma
linha que ela, serão incluídas, de três a cinco, relacionadas ao tema do
trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.
11. A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de
forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter
os objetivos do trabalho realizado.
12. A seção Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo
que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve
conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais
empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
13. A seção, Resultados, deve conter os dados obtidos, podendo ser
apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras.
14. A seção, Discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a
literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância,
vantagens e possíveis limitações.
15. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.
Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções.
Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
16. A seção Conclusões deverá ser elaborada com o verbo no presente do
indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos
objetivos e resultados do Resumo Expandido.
17. Na seção Referências deverão ser listados apenas os trabalhos
mencionados no texto, em ordem alfabética com nome e sobrenome do autor
por extenso e de acordo com as normas da ABNT. No máximo serão aceitas
um número total de dez referências.
NORMAS PARA TRABALHOS COMPLETOS:
Categorias de Trabalhos Completo: Serão aceitos os trabalhos na categoria
artigo original - constará de relatos de investigações científicas. Neste incluem-se artigos originais e de revisão, resumos de monografias, dissertações e teses
(até 15 páginas)
Aceitação de Trabalhos: Serão aceitos trabalhos acompanhados de carta assinada por todos os autores descrevendo o tipo de trabalho, com uma declaração de que este está sendo submetido apenas ao Evento a ser publicada nos anais e se contemplado com honra ao mérito no Ebook do evento ou Revista Barbarói; carta de concordância com a cessão de direitos autorais. A mesma deverá ser assinada e anexada no mesmo arquivo do artigo
para envio.
Em caso de utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes, anexar o documento que comprove a autorização para uso. As figuras, tabelas,
fotos, gráficos e quadros deverão vir inseridos, devidamente numerados e legendados, em preto e branco.
Os artigos devem vir acompanhados da identificação dos autores, em folha separada, devendo constar: nome dos autores, titulação, local de trabalho, cargo atual, endereço completo (incluindo eletrônico). A carta deve conter o nome do autor responsável, endereço para correspondência, números de telefone e fax.
Nas pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão enviar a cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição envolvida no estudo, conforme prevê o parecer 196/96 do Ministério da Saúde.
Estrutura e conteúdo do trabalho: O Conselho de Redação reserva o direito de
sugerir possíveis modificações de estrutura e do conteúdo do trabalho devidamente acordados com os autores.
Responsabilidade dos Autores: São de responsabilidade dos autores as opiniões emitidas e o conteúdo do trabalho, bem como a adequação e a procedência de citações bibliográficas.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO:
1. Os trabalhos deverão ser encaminhados por meio eletrônico, diretamente no site do evento. Espaço 1,5, margens: superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2cm, de acordo com a ortografia oficial; fonte Arial, corpo 12, editor de texto “Word for Windows, versão 6.0 ou superior.
2. Os artigos podem ser escritos em português ou em espanhol.
3. Autoria: apresentar o nome completo de todos os autores e indicar, em nota de rodapé por ordem numérica, o título universitário, cargo ocupado e endereço eletrônico.
4. Resumo: do tipo informativo, com limite mínimo de 100 e máximo de 200 palavras em português, inglês (abstract) ou em espanhol (resumen), se este for
a língua original do artigo. Sintetizar proposições, sujeitos e resultados. Não fazer citações, uma vez que o resumo é texto independente do corpo do trabalho e de suas referências.
5. As palavras-chave (keywords, palabras-clave): abaixo do resumo, indicar de três a cinco termos que identificam o tema, limitando-se aos descritores recomendados -o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) -disponível na página da Bireme.4
6. Título em português ou em espanhol, conforme a versão do texto e resumo.
7. As referências deverão estar de acordo com as normas da ABNT.
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