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Diretrizes para Autores

Informações gerais

• A apresentação dos trabalhos aprovados será :

Em forma de pôster e/ou apresentação oral;

Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos:

Resumo expandido ou trabalho completo;

Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico conforme indicado

nas normas do evento. Cada participante poderá apresentar somente um

trabalho completo como autor principal. Obrigatoriamente, o apresentador

deverá estar inscrito no evento. Não há limites de co-autoria.

Elaboração do resumo expandido ou artigo científico

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word

2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. NORMAS PARA RESUMOS EXPANDIDOS:

    1. O texto dos originais deverá ser organizado em Título, Autores, Resumo,

    Palavras- chave, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e

    Referências.

    2. O resumo expandido deverá ser de 1.500 a 3.000 palavras, do título às

    referências.

    3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com

    margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada

    fonte Time New Roman, corpo 12, justificado. O espaçamento entre as linhas

    deverá ser 1,5.

     

    4. As citações de artigos (referências) no texto deverão seguir as normas da

    ABNT.

    5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no

    prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo

    expandido.

    6. A nomenclatura científica deverá ser citada segundo os critérios

    estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas

    deverão seguir o Sistema Internacional.

    7. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas com,

    no máximo, 15 palavras. Lembre-se que o título do resumo expandido é

    específico do trabalho.

    8. Após duas linhas (espaços) do Título, deverá aparecer os Nomes Completos

    dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo

    12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.

    Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada instituição, após o

    último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro,

    departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa).Colocar o endereço

    eletrônico (e-mail) para a correspondência. Os autores de uma mesma

    instituição devem ser agrupados em um único índice.

     

    9. A seção Resumo deverá ter no máximo 150 palavras, com breves e

    concretas informações sobre os objetivos, métodos, resultados e conclusões

    do trabalho.

    Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve

    conter referências bibliográficas, tabelas, figuras ou quadros e deve ser

    apresentado em parágrafo único.

    10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Descritores” e, na mesma

    linha que ela, serão incluídas, de três a cinco, relacionadas ao tema do

    trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

    11. A seção Introdução deve ser breve e justificar o problema estudado de

    forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter

    os objetivos do trabalho realizado.

    12. A seção Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo

    que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve

    conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais

    empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.

    13. A seção, Resultados, deve conter os dados obtidos, podendo ser

    apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras.

    14. A seção, Discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a

    literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância,

    vantagens e possíveis limitações.

    15. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.

    Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções.

    Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

    16. A seção Conclusões deverá ser elaborada com o verbo no presente do

    indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos

    objetivos e resultados do Resumo Expandido.

    17. Na seção Referências deverão ser listados apenas os trabalhos

    mencionados no texto, em ordem alfabética com nome e sobrenome do autor

    por extenso e de acordo com as normas da ABNT. No máximo serão aceitas

    um número total de dez referências.


  2. NORMAS PARA TRABALHOS COMPLETOS:

    Categorias de Trabalhos Completo: Serão aceitos os trabalhos na categoria

    artigo original - constará de relatos de investigações científicas. Neste incluem-se artigos originais e de revisão, resumos de monografias, dissertações e teses

    (até 15 páginas)

    Aceitação de Trabalhos: Serão aceitos trabalhos acompanhados de carta assinada por todos os autores descrevendo o tipo de trabalho, com uma declaração de que este está sendo submetido apenas ao Evento a ser publicada nos anais e se contemplado com honra ao mérito no Ebook do evento ou Revista Barbarói; carta de concordância com a cessão de direitos autorais. A mesma deverá ser assinada e anexada no mesmo arquivo do artigo

    para envio.

    Em caso de utilização de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes, anexar o documento que comprove a autorização para uso. As figuras, tabelas,

    fotos, gráficos e quadros deverão vir inseridos, devidamente numerados e legendados, em preto e branco.

    Os artigos devem vir acompanhados da identificação dos autores, em folha separada, devendo constar: nome dos autores, titulação, local de trabalho, cargo atual, endereço completo (incluindo eletrônico). A carta deve conter o nome do autor responsável, endereço para correspondência, números de telefone e fax.

    Nas pesquisas que envolvem seres humanos, os autores deverão enviar a cópia do parecer do Comitê de Ética da Instituição envolvida no estudo, conforme prevê o parecer 196/96 do Ministério da Saúde.

    Estrutura e conteúdo do trabalho: O Conselho de Redação reserva o direito de

    sugerir possíveis modificações de estrutura e do conteúdo do trabalho devidamente acordados com os autores.

    Responsabilidade dos Autores: São de responsabilidade dos autores as opiniões emitidas e o conteúdo do trabalho, bem como a adequação e a procedência de citações bibliográficas.


  3. NORMAS DE PUBLICAÇÃO:

    1. Os trabalhos deverão ser encaminhados por meio eletrônico, diretamente no site do evento. Espaço 1,5, margens: superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2cm, de acordo com a ortografia oficial; fonte Arial, corpo 12, editor de texto “Word for Windows, versão 6.0 ou superior.

    2. Os artigos podem ser escritos em português ou em espanhol.

    3. Autoria: apresentar o nome completo de todos os autores e indicar, em nota de rodapé por ordem numérica, o título universitário, cargo ocupado e endereço eletrônico.

    4. Resumo: do tipo informativo, com limite mínimo de 100 e máximo de 200 palavras em português, inglês (abstract) ou em espanhol (resumen), se este for

    a língua original do artigo. Sintetizar proposições, sujeitos e resultados. Não fazer citações, uma vez que o resumo é texto independente do corpo do trabalho e de suas referências.

    5. As palavras-chave (keywords, palabras-clave): abaixo do resumo, indicar de três a cinco termos que identificam o tema, limitando-se aos descritores recomendados -o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) -disponível na página da Bireme.4

    6. Título em português ou em espanhol, conforme a versão do texto e resumo.

    7. As referências deverão estar de acordo com as normas da ABNT.


 

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