O PROCESSO DE ACOLHIMENTO EM UMA CLINICA-ESCOLA

Jerto Cardoso da Silva, Aldinha Inês Welzbacher, Graziela Eggers

Resumo


Análise sobre a prática de acolhimento implementada em uma clínica-escola, no Rio Grande do Sul-RS através da pesquisa de caráter qualitativo e participante realizada por estagiárias do curso de Psicologia, pois somos, simultaneamente, integrantes da equipe e pesquisadores. Os dados foram coletados por meio de observação, consultas a atas de reuniões, entrevistas semiestruturadas com as equipes de acolhimento e coordenação. O acolhimento se fez pauta permanente, desencadeando reflexões que tentam dar conta do receber, do avaliar e, ao mesmo tempo, dar suporte inicial e facilitar o acesso  ao serviço, propiciando aos sujeitos atenção, escuta e encaminhamento singularizado para seu sofrimento. Durante o processo, o acolher foi para uns sinônimo de encaminhar e de triar, para outros, uma preocupação em atender de forma mais humanizada fazendo-se necessário ampliar o potencial de escuta da equipe multiprofissional e construir redes entre os demais serviços de saúde do município.

Palavras-chave


acolhimento; escuta; humanização

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