EM BUSCA DOS TRAÇADOS: PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS NÔMADES

Letícia Aline Back, Alexsander Witt Rodrigues, Gisele Santin, Betina Hillesheim, Lilian Rodrigues da Cruz

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa “Infância, Educação e Nomadismo”, que tem como objetivo problematizar as questões relativas á inclusão escolar de crianças provindas de circos e parques de diversões. O trabalho de campo se deu por meio do contato com as crianças dos referidos grupos, com as escolas e professoras que as recebem. O procedimento investigativo utilizado foi a Cartografia, proposta por Deleuze e Guattari. Até o momento podemos apresentar algumas considerações, sendo elas a afirmação de um estigma referente ao modo de vida nômade colado a uma educação deficitária, onde o aluno é sempre visto a partir do que lhe falta e o contraste entre a visão da criança e do professor relativo ao processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Inclusão escolar, Crianças nômades, Educação

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