LETRAMENTO

Denice Bortolin, Rose Carla Sesti

Resumo


Este artigo tem como finalidade refletir sobre os fatores correlacionados entre a fase da adolescência e o conceito de letramento. O estudo ocorreu, pois as pesquisadoras trabalhavam como docente de alunos adolescentes do Ensino Médio e ao terem conhecimento sobre conceito Letramento, começaram a se questionar se esses alunos eram alfabetizados e letrados. Evidencia-se que alunos de Ensino Médio estão na fase da adolescência, fase marcada por mudanças físicas e psicológicas que muitas vezes dificultam o processo de aprender. Letrado, é aquele sujeito que além de ser alfabetizado, ele faz uso social daquilo que ele lê, a apropriação desse conhecimento possibilita o sujeito a se inserir no mundo da cultura, da sociedade. Esta reflexão ocorreu por meio da revisão bibliográfica sobre o tema, durante todo percurso de formação no mestrado em Educação, juntamente com a prática pedagógica com alunos de Ensino Médio.

Palavras-chave


Adolescência; Aprendizagem; Ensino médio; Letramento

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.