RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DE UM CASO DE TRANSTORNO ALIMENTAR

Renan Meirelles da Silva, Luciano Haussen Pinto

Resumo


O estágio na clínica-escola tem como objetivo proporcionar ao acadêmico experienciar o exercício da prática supervisionada. Neste sentido, o presente trabalho se propõe apresentar o processo de avaliação cognitivo-comportamental de uma paciente com transtorno alimentar (TA), bem como o tratamento adotado. A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção semi-estruturada e orientada para metas que tem se revelado eficaz nos casos de transtornos alimentares. A paciente estudada é atendida uma vez por semana. Atualmente encontra-se na fase de remissão de sintomas, onde conclui-se como fundamental no sucesso terapêutico sua aderência ao tratamento, a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental, a prática supervisionada por um professor do corpo docente, assim como a aderência aos demais tratamentos interdisciplinares.

Palavras-chave


Avaliação; Terapia Cognitivo-Comportamental; Clínica-Escola de Psicologia; Transtornos alimentares

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