JOGANDO E APRENDENDO: VIDEOGAMES E A COGNIÇÃO/SUBJETIVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Letícia Staub Limberger

Resumo


A presente pesquisa parte do paradigma da complexidade e problematiza os videogames enquanto objetos técnicos, espaços relacionais abertos, dialógicos e imprevisíveis. Sua imprevisibilidade abre caminhos para explorarmos as dimensões do humano no que se refere à sua subjetivação. A pesquisa que ora se apresenta tem como aporte metodológico o método cartográfico, que pertence ao presente, e se refere a um processo que está acontecendo, uma ação que está sendo desenvolvida para conhecer uma realidade. A realidade que buscamos configurar/conhecer é a de um grupo de adolescentes de Santa Cruz do Sul e sua relação com os videogames. Nossos resultados demonstram que, apesar de os jogos serem pré-moldados, os percursos construídos assim como as construções simbólicas frente ao contexto do jogo são individuais, jogar videogame relaciona-se ao posicionamento criador, de escrever as circunstâncias sob as quais as ações do jogo refletirão nos acontecimentos vivenciados pelo jogador.

Palavras-chave


videogames; subjetivação; complexidade; cartografia.

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