(RE)CONSTRUINDO ESPAÇOS DE REFLEXÃO COM ADOLESCENTES: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE ESCOLARES SOBRE DROGAS

Mauriceia Eloisa Moraes

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Narrativas de adolescentes sobre a temática das drogas” a qual constitui a 3ª Etapa da pesquisa “A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul”. Por meio de uma abordagem qualitativa para a análise das narrativas de adolescentes escolares do município de Santa Cruz do Sul, busca-se evidenciar como a droga perpassa os caminhos e as relações na adolescência, de modo a possibilitar a criação de novas estratégias de prevenção de uso de drogas pautadas nas escutas realizadas sobre seus próprios discursos. A metodologia envolveu encontros com adolescentes escolares do município em um contexto de grupos focais, utilizando-se dos pressupostos da análise dos discursos produzidos no cotidiano proposta por Spink (2000). Constatou-se que a droga ocupa diferentes espaços na vida dos adolescentes, atravessando sonhos, medos, ideais e desejos em meio as suas relações de vida. Concluiu-se sobre a importância de discussões intersetoriais na busca de novas estratégias de prevenção de uso de drogas; da necessidade de contemplar fatores contemporâneos de sociabilidade e singularidade nas reflexões sobre prevenção; atentar para discursos de prazer e de risco na formulação de ações relacionadas à temática e sobretudo, de fazer coincidir ofertas de ações preventivas com as reais necessidades dessa dimensão da vida.

Palavras-chave


Drogadição; adolescência; política pública; prevenção.

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