PROGRAMA ESPORTE-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA QUALIFICAR OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS DE CRIANÇAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS ESPORTIVOS ESCOLARES

Daniel Andrade Geraldi, Edgar Zanini Timm, Norberto Da Cunha Garin

Resumo


O presente trabalho é proveniente das inquietações do seu autor, em relação às práticas cotidianas observadas nos diferentes espaços esportivos escolares. É possível encontrar nesses ambientes cobranças, desqualificações, exclusões e críticas. Tais episódios ao invés de educar numa perspectiva humanizadora, reforçam contravalores dominantes O autor estrutura e propõe um programa denominado Esporte-Educação constituído de referenciais de diferentes áreas do conhecimento e de sua experiência profissional de vinte seis anos com iniciação esportiva e de quatorze anos com a educação física escolar. O diferencial da sua proposta reside na consideração da criança como protagonista da sua própria educação e partícipe de uma relação de alteridade respeitosa, da educação dos colegas, por meio da atividade esportiva. Este programa foi aplicado em uma turma do quarto ano de um colégio particular, da cidade de Porto Alegre, RS, objetivando verificar se este seria capaz de qualificar os processos psicológicos, relativos à motivação e autoconceito e as percepções de inclusão e integração dos alunos nos espaços esportivos escolares da educação física e atividade extracurricular referente a aulas de futebol. Foi realizada uma pesquisa tanto de caráter quantitativo como qualitativo. As análises dos instrumentos investigativos desenvolvidos através de uma entrevista e um questionário respondido pelos alunos antes e após a aplicação do programa evidenciaram uma qualificação positiva dos processos psicológicos motivação e autoconceito, além de uma elevação positiva das percepções de inclusão e integração dos alunos. A conclusão da pesquisa reconheceu que o programa apresentou-se como uma possível estratégia pedagógica eficiente para qualificar as dimensões do desenvolvimento infantil em diferentes espaços esportivos escolares. Outro aspecto significativo elencado do processo conclusivo da pesquisa foi às percepções que os alunos expressaram em relação aos acontecimentos ocorridos durante as suas práticas esportivas escolares, acontecimentos estes que puderam ser associados a percepções positivas ou negativas dos alunos em relação às dimensões analisadas durante a pesquisa. Acredita-se que estas percepções dos alunos a respeito destes acontecimentos observados por eles podem vir a se constituir em pressupostos teóricos e práticos para ações educacionais mais pedagógicas dos professores durante as atividades esportivas desenvolvidas nos diferentes ambientes esportivos escolares.

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