LITERATURA INFANTIL E O MUNDO DO FAZ DE CONTA DA CRIANÇA

Vitória Goulart, Rudimar Serpa de Abreu

Resumo


O presente estudo reflete sobre a literatura infantil e o mundo do faz de conta da criança. Busca-se problematizar como as crianças que vivenciam mais momentos de histórias e de imaginações, desenvolvem uma melhor compreensão do mundo e, também, adquirem o hábito da leitura. O estudo é realizado dentro de uma abordagem bibliográfica, sendo feita por meio de pesquisas em livros e artigos. Os dados coletados são analisados com base na técnica de análise em livros de referenciais teóricos escolhidos dentro do tema abordado A fundamentação teórica deste estudo teve como principais autores Fanny Abramovich, Cintia Maria Basso, entre outros. O trabalho aconteceu através de um estudo em escola privada em uma turma de alunos da Educação Infantil, no município de Santa Cruz do Sul/RS. Durante a coleta e análise de dados percebeu-se de que forma ocorre este trabalho, buscando compreender como é feito o processo de contação de histórias para as crianças, pois este momento de escutar histórias é bastante importante para o desenvolvimento da criança. Também se destacam as preocupações com esse brincar, com a infância e com o desenvolvimento da criança. Os resultados parciais deste estudo sinalizam a importância de uma maior compreensão dos docentes sobre a importância da leitura como estratégia didático-pedagógica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.