PSICOMOTRICIDADE E A LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO EF

Doraci Carmen dos Santos, Sandra Mara Mayer

Resumo


Este estudo trata sobre a Psicomotricidade e a Ludicidade na Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta resultados sobre a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento da criança na aprendizagem, visando com isso, a construção do conhecimento através de um levantamento frente às pesquisas já realizadas, buscando identificar e analisar quais os fatores que possivelmente influenciam a psicomotricidade na aprendizagem da criança nos anos iniciais. O estudo é desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, em que num primeiro momento, foi uma pesquisa bibliográfica, a partir de estudos desenvolvidos na área, que forneceram bases teóricas de definições e reflexões sobre o conceito de psicomotricidade; e num segundo momento, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, na qual se realizou observações em uma escola com crianças dos anos iniciais. Esta pesquisa foi realizada de maneira crítica, buscando compreender como as crianças desenvolvem o trabalho psicomotor no âmbito escolar. Além disso, visou-se compreender a importância que a psicomotricidade tem em relação ao desenvolvimento de atividades psicomotoras, bem como entender a ludicidade e suas relações com a aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a realização de observações na escola foi de grande importância, pois foi possível verificar por meio da análise dos dados coletados a importância do professor e sua atuação no ambiente escolar. Cabe ressaltar, que foram encontrados diversos elementos da psicomotricidade, como a noção corporal, coordenação motora, concepção de espaço, tempo e lateralidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.