O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tatiéli do Nascimento, Marga Betina Junkherr

Resumo


Esta monografia tem como tema estudar as dimensões do lúdico na educação infantil e a importância do professor neste contexto e como objetivo visa demonstrar como o lúdico está inserido na vida das crianças nesta faixa etária, bem como entender a importância do brincar nos diferentes espaços ofertados pelo ambiente escolar. Com base em uma metodologia bibliográfica, ou seja, que investiga o tema a partir da análise e leitura de diferentes autores, apresento como principais referenciais teóricos nomes como Kishimoto, Souza, Santos e Fortunati. O referencial teórico utilizado permitiu constatar que o brincar é fator didático relevante no processo de autonomia, solidariedade, criatividade e constitui-se como um facilitador no processo de ensino e de aprendizagem. A partir destes achados, reforço a importância de continuar insistindo em levar aos professores o indicativo do quanto devemos acreditar e elaborar propostas lúdicas, através de um comprometimento em assegurar tempo e espaço para o brincar, contribuindo para facilitar também as relações entre ambos, criança e professor.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.