INCLUSÃO SOCIAL: AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jennifer Knasel Hirschmann, Cesar Augusto Muller

Resumo


A presente investigação abordou a partir da temática inclusão social, o Transtorno do Espectro Autista – TEA, na Educação Infantil. Temática que em um primeiro momento, gera dúvidas e incertezas na prática docente. Efetivamente, a escolha do tema surgiu com o intuito de compor conhecimentos sobre o processo de inclusão social, em especial, o autismo na Educação Infantil, que pudessem auxiliar as professoras no planejamento de práticas pedagógicas. Para tanto, teve como objetivo principal, compreender a inclusão escolar de alunos autistas pela ótica dos educadores e, identificar práticas pedagógicas que auxiliam a inclusão escolar de crianças autistas na Educação Infantil. A abordagem desta pesquisa foi de cunho qualitativa, tendo como procedimento, a pesquisa bibliográfica, coletando os dados a partir das referências bibliográficas disponíveis na Plataforma Digital Scielo entre 2015 a 2017, como marco temporal. A análise ocorreu por meio da Análise Discursiva Textual de Moraes e Galiazzi (2007). Por fim, os entendi-mentos advindos desta pesquisa evidenciaram pontos de referência para auxiliar nas discussões privilegiando os processos de ensino e de aprendizagem sobre a inclusão do autismo na Educação Infantil.


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