APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA POR CRIANÇAS COM TDAH

Clarice Hermany, César Augusto Müller

Resumo


Este estudo teve como objetivo principal compreender o processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita por alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. Ressalta-se que comumente são crianças mais agitadas, distraídas, com dificuldade de atenção, em seguir regras e concentrar-se, por exemplo. Destaca-se o esforço, em sala de aula, dos professores com atividades diferenciadas e planos adaptativos para ações pedagógicas de alfabetização para alunos com TDAH. Portanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa, e o método foi o estudo de caso. Para a coleta de dados, optou-se por realizar a observação de quatro alunos com TDAH, sendo 02 da rede Estadual e 02 da rede Municipal de ensino do município de Santa Cruz do Sul - RS, incluídos no 1º ano e no 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a aplicação de um questionário junto as professoras titulares e monitoras sobre como pensam o processo de inclusão, em especial, a respeito da aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com TDAH. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisar os dados coletados e as seguintes categorias de análise surgiram: Atenção, Alfabetização e Processo de Aprendizagem. Por fim, salienta-se que por meio dessas categorias, a realidade dos alunos e professores – desta pesquisa, se fizeram conhecer.


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