A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Bruna Carolina dos Santos Manica, Cleidi Lovatto Pires

Resumo


A presente monografia busca estudar e compreender como ocorre a inclusão e as aprendizagens de um aluno surdo na educação infantil, bem como problematizar sobre os desafios envolvidos neste processo. Desenvolvi a pesquisa através de uma revisão bibliográfica, a partir da qual investigo o tema com base em diferentes autores tais como Quadros, Strobel, Lodi, Mantoan e Pacheco. Busquei aprofundar a temática e contrastá-la com a realidade escolar de alunos surdos, realizando um estudo de caso em uma turma de educação infantil, na qual possui um aluno surdo matriculado. O referencial teórico juntamente com as observações realizadas para constituir o estudo de caso permitiu constatar que apesar da existência do respaldo legal, a inclusão para surdos é um desafio perante um sistema educacional que ainda é muito homogêneo e engessado. Tão importante quanto a legislação, estão as práticas, posturas e metodologias utilizadas pelos professores nas instituições de ensino. Especialmente no que diz respeito à educação de surdos, evidencia-se como de fundamental importância que o ambiente escolar respeite a cultura surda e que oportunize ao educando surdo, comunidade escolar e a família a aprendizagem da Língua de Sinais, afirmando-a como sua língua materna e possibilitando assim não só a comunicação, mas ao aluno construir-se enquanto sujeito da aprendizagem.

 

Palavras-chave: Inclusão. Surdez. Educação.

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