A ESCUTA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE A TEORIA E PRÁTICA

Juliana de Oliveira Rosa, Susana Beatriz Fernandes

Resumo


A temática abordada neste estudo é a “escuta pedagógica” entendida como uma potente estratégia docente no contexto da educação infantil. O objetivo foi saber em que medida professoras de uma escola municipal de EF, localizada no interior do RS, que atuam em duas turmas de Educação Infantil, Pré A e Pré B, contemplam o que dizem e fazem às crianças, no planejamento do que é ofertado a elas. A metodologia utilizada nesta investigação foi a partir da aplicação de um questionário estruturado sobre o tema. Para a fundamentação do conceito de “escuta pedagógica”, e análise dos dados produzidos, busquei subsídios na obra de Malaguzzi (1998, 2013) e de Staccioli (2013). Também foram consideradas nas análises, as concepções de criança, infância e educação infantil propostas nos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). A partir deste estudo foi possível perceber uma forte influência da cultura escolar nas práticas observadas. Isso foi perceptível, principalmente, na forma como o espaço das salas das duas turmas estavam organizadas, priorizando o sujeito aluno e não a criança. A prática de escutar as crianças foi considerada importante pelas docentes investigadas, mas pouco perceptível durante as observações. Constatou-se também uma certa fragilidade no conhecimento das docentes, tanto no que se refere aos fundamentos teóricos que sustentam uma “escuta pedagógica”, como em relação às atuais concepções, da legislação de ensino brasileira, específica para o nível de Educação Infantil. Penso que a aproximação que fiz neste estudo, com a temática da ‘escuta pedagógica’, embora muito inicial, foi um importante exercício para minha formação.

Palavras-chave: Educação infantil. Escuta pedagógica. Criança.


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