A AÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES EMANCIPADORAS E DOMESTICADORAS

Paula Dallanora, Cheron Zanini Moretti

Resumo


O presente estudo reflete sobre a ação docente na Educação Infantil, e as concepções que emancipam e domesticam os/as docentes na realização do seu trabalho em sala de aula.  A pesquisa tem como objetivo geral conhecer novas concepções em torno do que é a ação docente, ou seja, o ser professor na Educação Infantil, e em decorrência disso os objetivos específicos destacados no estudo são as concepções e práticas docentes que domesticam ou emancipam as crianças em seus primeiros anos de vida. As concepções que emancipam, ou seja, que libertam as crianças para criar seu próprio pensamento, sua própria forma de agir e de se que o/a professor/a esteja na sala para mediar às ações e conflitos que possam ocorrer entre as crianças, e também compreender que cada criança tem o seu tempo de entender e praticar as suas atividades. E vindo de encontro as ações que domesticam são aquelas onde estão presentes as ações que limitam as crianças, fazendo com que elas não pratiquem ações que exerçam sua autonomia. A fundamentação teórica deste estudo teve como principais autores Paulo Freire, Moacir Gadotti, Madalena Freire, e também documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e a Base Nacional Comum Curricular. O projeto foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, com professoras da rede pública municipal de uma escola de Educação Infantil. Os dados foram analisados utilizando o procedimento de Análise de Conteúdo, na qual emergiram as seguintes problemáticas: O que significa ser docente na Educação Infantil? Quais as concepções em torno das ações docente? Concluiu-se que as professoras entrevistadas entendem a importância de dar ênfase em seu trabalho para ações que libertam as crianças no sentido de que as crianças cresçam exercendo sua autonomia, no entanto a mediação deve ser sempre presente em qualquer atividade que essas praticam.

 

Palavras-chave: Ação Docente. Emancipação. Domesticação. Educação Infantil.


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