O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Francine Milena Kussler, Susana Margarita Speroni

Resumo


O presente estudo busca identificar formas metodológicas e de organização curricular que se desenvolvem nas aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais. O ensino e a aprendizagem em Ciências nos anos iniciais contribuem muito para que o aluno amplie o conhecimento do mundo e de si mesmo. O objetivo do meu estudo foi investigar a aprendizagem dos alunos nas aulas em ciências nos anos iniciais, problematizando a qualificação do ensino, e compreender algumas propostas de ensino que potencializam a aprendizagem para as crianças. Para isto busquei levantar algumas formas metodológicas e investigar os conhecimentos prévios dos alunos. Também analiso as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação à importância da alfabetização científica, os saberes do raciocínio científico que os alunos levarão para toda a vida, aprimorando através da observação, investigação dos conhecimentos, atividades práticas e experimentações, utilizando diferentes meios e objetos para a aprendizagem. Para concluir, destaco que realizei entrevistas semiestruturadas, como forma de buscar informação, com professoras e alunos para comparar como é realizado a prática nas escolas e qual o retorno dos alunos. A pesquisa que deu origem a essa monografia caracterizou-se pela abordagem qualitativa e interpretativa, aliando os conhecimentos prévios com os obtidos pelos estudos teóricos decorrentes da elaboração da base teórica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.