INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Felipe José Mello, Felipe José Mello, Sergio Celio Klamt

Resumo


O Projeto Conexão ? Escola e Universidade: sujeito, ação e saberes, reúne um grupo de professores de diferentes áreas do conhecimento. Visa promover práticas integradas entre as várias áreas do conhecimento, aproximando diferentes sujeitos e saberes. As ações do projeto estão voltadas à criação de um processo de interação entre Escola e Universidade, através de oficinas, visitas didáticas, palestras, produção de material didático e afins da Educação Básica. O presente trabalho foi uma das muitas atividades desenvolvidas nesta proposta. Teve como foco o incentivo ao estudo da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que esta disciplina é encarada como vilã por muitos estudantes. Desta forma, este trabalho procurou detectar as possibilidades no sistema educacional, e levantar algumas soluções práticas para incentivar o ensino da Matemática. Tendo ciência da importância do tema para a educação, os objetivos do projeto giram em torno da análise dos métodos utilizados por professores em sala de aula nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como forma de estimular o ensino da Matemática e identificar situações de aversão ao estudo dos números. A proposta metodológica deste projeto buscou relacionar a disciplina com diversas formas de aplicabilidade de um determinado conteúdo, com a finalidade de despertar o interesse e a criatividade do aluno, tornando-se uma ferramenta de importância para assimilação do conteúdo. Estudos comprovam que a Construção do Aprendizado de um estudante pode ocorrer de maneiras múltiplas. Assim sendo, foi proposto aos estudantes o uso de diferentes técnicas de ensino da Matemática, como teatro, construção de paródia, construção de histórias em quadrinhos entre outras técnicas, dando a oportunidade ao aluno de expressar o conhecimento adquirido de diversas maneiras. A aplicação do trabalho se deu durante a pandemia do COVID 19. Mesmo de forma online, as técnicas foram aplicadas e caíram no gosto dos estudantes envolvidos. Observou-se, também, que, na opinião dos envolvidos, os jogos e brincadeiras aplicados na Matemática são a fonte de maior eficácia para auxílio ao aprendizado da disciplina, seguido de formulários e quizzes. Os alunos envolvidos também destacaram técnicas, como o teatro relacionado a determinado conteúdo, a aplicação de aulas simuladas, a criação de história em quadrinhos e outras atividades lúdicas, como muito importantes para assimilação do conhecimento. Os entrevistados relatam que é relevante que os docentes saiam de sua zona de conforto e apostem em situações como: trabalhos práticos; utilização de recursos digitais; jogos; estimular o aluno a sair de sua comodidade e ir às ruas fazer atividades, vendo, desta forma, os locais onde a matemática está presente; utilizar uma linguagem mais amiga e humana, não passando temor aos alunos e motivando-os; não amedrontar os discentes com o drama de provas, trabalhos e notas baixas, dentre outras ações. O projeto alcançou os objetivos propostos, obtendo resultados que contribuem para um panorama especial, em referência ao incentivo da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse aspecto, o trabalho torna-se ferramenta de auxílio a docentes que queiram diversificar suas técnicas. Mesmo que a Matemática seja uma disciplina complexa, se seus preceitos forem construídos de uma forma agradável e motivadora, é possível termos alunos com afeição por ela, facilitando, desta forma, a construção do aprendizado.



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ISSN 2764-2135