JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Lueli Wrasse, Sergio Celio Klamt

Resumo


JOGOS MATEMÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

As propostas metodológicas diversificadas e a maneira de como os professores as usam são essenciais. O modo de como os conteúdos matemáticos são trabalhados com os alunos no Ensino Fundamental podem fazer a diferença entre aprender ou não. Nessa perspectiva, os jogos são elementos essenciais para o aluno, que, com isso, começa a entender e a utilizar regras que serão utilizadas nesse processo de ensino-aprendizagem da Matemática em diferentes conteúdos, para deixar um pouco de lado as longas e cansativas listas de atividades que servem para fixar e memorizar a matéria e as suas fórmulas. Assim, este trabalho retrata uma pesquisa tanto de caráter qualitativo, como o quantitativo, tendo, como foco central, os jogos matemáticos como metodologia de ensino-aprendizagem. Busca um apanhado da história dos jogos na educação, com as suas respectivas vantagens e desvantagens, e a abordagem de teóricos que fazem jus ao uso do jogo lúdico em sala de aula. O objetivo central foi o de levantar possibilidades de despertar no aluno a curiosidade, o prazer e o gosto pela aprendizagem da disciplina de Matemática, por meio de jogos. Dessa forma, o trabalho contou com a elaboração de dois questionários e um jogo, para, através disso, coletar dados para averiguar a eficácia da utilização desse método em sala de aula. O jogo foi confeccionado e envolveu o assunto de frações, o qual foi disponibilizado para os alunos. Após, realizou-se um encontro virtual por meio da plataforma do Google Meet, para desenvolvermos o jogo em conjunto com os alunos, na qual teve a participação de 14 alunos do 6° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. A avaliação ocorreu através de um questionário aplicado através do Google Forms. Assim, sabemos que fazer da Matemática algo inovador e atraente, muitas vezes, é um tanto quanto complicado, pois já nascemos com essa questão enraizada de que a Matemática é complexa e cheia de fórmulas, ou seja, impossível de ser decifrada. No entanto, os resultados, aos quais se chegou nessa pesquisa, demonstraram que esse caminho pode ser revertido usando técnicas e metodologias de ensino diversificadas, como, por exemplo, os jogos. Com a coleta dos dados envolvendo o questionário pode-se chegar a resultados satisfatórios. Em sua maioria todas as respostas tiveram pontos positivos, os alunos demonstraram interesse em expandir seu conhecimento e, ainda mais, em aprender usando os jogos. Como, por exemplo, na pergunta ?após a utilização de métodos diferenciados em sala de aula, o gosto pela Matemática?, 64% de um total de 14 alunos evidenciaram que a vontade de se dedicar a essa disciplina aumentou após o uso dessa técnica de ensino. Logo, nota-se a nitidez da eficácia que os jogos representam para a educação em larga escala. Com isso, é preciso que cada vez mais métodos como esses sejam inseridos em sala de aula. Em um mundo cheio de tecnologias, os professores precisam estar ligados e deixar a formalidade das suas aulas de lado e começar a trabalhá-las com outro ponto de vista, ainda mais após uma pandemia global, que mudou a visão de todos em respeito à educação. Sob tal ótica, o professor precisa exercer sua função de mediador e instigar os alunos a buscar o crescimento e desenvolvimento de suas competências e habilidades.


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ISSN 2764-2135