A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

Fernanda Dias, Sergio Celio Klamt

Resumo


A situação atual da economia tornou, como algo necessário, o mínimo de domínio e conhecimento da lida com o dinheiro. Contudo, a população, em sua grande maioria, não consegue administrar suas finanças, reflexo da falta de orientação quando mais jovens. Percebe-se, então, nas crianças, a chance de formar indivíduos responsáveis e comprometidos, que consumam com consciência e que tenham uma boa relação com o dinheiro. Com o objetivo de melhorar a percepção que as crianças têm sobre o dinheiro, este projeto, denominado de ?A Importância da Educação Financeira Infantil?, visa esclarecer a importância da educação financeira para os pequenos cidadãos, buscando formas de trabalhar este tema de maneira acessível ao público infantil, envolvendo situações de seu dia a dia. Em termos de metodologia, o projeto constou com algumas etapas para seu desenvolvimento. A primeira, refere-se à aplicação de questionários com professores e alunos, nos quais foi possível observar o quanto os estudantes sabem sobre o dinheiro, qual a sua relação com ele em seu dia a dia e como os profissionais da educação vêm este tema e sua relevância na educação básica. Após, iniciou-se a contação de histórias da coleção ?O Menino do Dinheiro?, atividade que foi desenvolvida antes do isolamento social em função da Covid-19. Através destes livros, buscou-se abordar, de forma lúdica, algumas situações que envolvam dinheiro direcionadas ao público infantil. Depois, foi confeccionado um cartaz, em que os alunos descreveram o que haviam aprendido. Na coleta de dados com a professora da turma escolhida, foi possível perceber que há entendimento sobre a importância da educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, estes profissionais não recebem uma orientação correta de como trabalhar este tema em sala de aula. Sendo assim, abordam apenas alguns tópicos mais simples e não há um aprofundamento. Os alunos, por sua vez, relataram o que entendem ser o dinheiro, quem lhes dá dinheiro, se já sabem utilizar o dinheiro para comprar e conferir o troco, se na escola eles aprenderam algo relacionado ao seu uso e qual o seu maior sonho. Algumas crianças não souberam responder o que é dinheiro e a maioria disse que é algo que podemos utilizar para comprar tudo que precisamos. O valor que recebem, em sua grande maioria, é dado pelos pais. Há uma expressiva parte dos estudantes já sabe organizar-se para comprar e conferir o troco. Ainda citaram já ter ouvido falar sobre educação financeira na escola e entre seus maiores sonhos estão a compra de objetos, como: carro, moto, piscina, computador, brinquedos, entre outros. Ainda, após a contação de histórias, os alunos apontaram os principais ensinamentos assimilados durante o período de realização do trabalho. Para eles, através das conversas realizadas, foi possível aprender a economizar o dinheiro; utilizar o cofrinho; ajudar as pessoas; não bater nos amigos; não roubar; sonhar; não desistir dos sonhos; guardar dinheiro no banco; cuidar do meio ambiente; obedecer; ter criatividade; ser responsável. Dessa forma, conclui-se que os objetivos do projeto foram alcançados. Foi possível sensibilizar os alunos da importância de ter uma relação saudável com o dinheiro. Além disso, a educação financeira se mostrou ser um tema importantíssimo para trabalhar nas escolas, fundamental na construção de cidadãos responsáveis, organizados e principalmente conscientes.


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ISSN 2764-2135