A COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE PROJETO DE EXTENSÃO E SEU PÚBLICO NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Eduarda Marina Pereira, Hélio Afonso Etges

Resumo


Em 2018, o ?Projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes?, vinculado ao Programa Unisc-Escola da UNISC, surgiu com o objetivo de proporcionar, aos estudantes e professores das escolas da região, novas experiências educacionais através da realização de oficinas e palestras, além de potencializar ações extensionistas na Universidade, aproximando-a da comunidade. Em seu primeiro ano, o Conexão atingiu 4.406 indivíduos e, em 2019, foram 5.776 impactados e 9.298 atendimentos, o que demonstrou incremento no interesse das escolas em participar das ações realizadas pelo projeto. No início de 2020, foi feito um planejamento para levar o projeto às escolas, incluindo ações presenciais e à distância. Entretanto, com a evolução do quadro do novo coronavírus em meados de março e a transição da maior parte das atividades da universidade para o ambiente digital, o Conexão deparou-se com um desafio: continuar em contato com o seu público à distância. Esse processo tinha agravantes como a falta de acesso a equipamentos e internet de qualidade por parte dos estudantes-alvo; os obstáculos enfrentados pelo projeto e professores das escolas em manter uma comunicação digital efetiva com os alunos; e a dificuldade apresentada aos professores e bolsistas do Conexão na produção de conteúdos e sua organização em ambiente digital, ao lado do diálogo entre projeto e escolas. A área da comunicação, a partir disso, desenvolveu ações visando dar continuidade à presença do Projeto nas escolas. Foi enviado um e-mail explicativo, apresentando planos do projeto e atividades em andamento. Apostou-se na produção de conteúdo para redes sociais, junto com a criação de uma página do Facebook para o Conexão. Nesse espaço, bem como no Instagram, foram publicados cards sobre assuntos como fake news e dicas para estudar em casa. Outra ação, realizada entre julho e setembro, foi a produção de conteúdo para três edições do caderno Folheando do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, abordando assuntos como folclore, semana farroupilha, patrimônio cultural e fake news. Também está sendo finalizada uma publicação que expõe diversos aspectos do COVID-19, intitulada ?Era uma vez uma pandemia?. No entanto, com o distanciamento social, a quantificação de beneficiados foi dificultada, visto não ser possível estimar o número de jovens que consumiram o conteúdo através do jornal ou quantas escolas repassaram, aos seus professores e alunos, informações sobre as atividades em andamento. Contudo, estatísticas geradas pelas redes sociais e pelo site Sendinblue, utilizado para envio de e-mail às escolas, servem de base para estimar o alcance do projeto. No Facebook, o projeto teve, de forma orgânica, 139 curtidas desde a sua criação, em junho. Na publicação ?O guia para estudar em casa?, foram alcançadas 934 pessoas, gerando 59 engajamentos. Já, no Instagram, o número de curtidas nas publicações ficou em 12 -, apesar de nessa rede social o projeto ter 213 seguidores. No Sendinblue, das 78 escolas que receberam o e-mail, 40 abriram, e 6 realizaram alguma interação. Mesmo com essas mudanças e a impossibilidade de atingir diretamente professores, estudantes e seus responsáveis, o Conexão está presente junto às escolas e à comunidade. As ações colocadas em prática pela área da comunicação foram fundamentais para isso, mantendo a presença digital do projeto com a produção de conteúdos, de forma rápida, e contribuindo para sua reorganização a fim de se adaptar ao novo cenário.

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ISSN 2764-2135