O ESTUDO DA LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Laís Schulz, Karen Andressa Teixeira Santorum, Karen Andressa Teixeira Santorum

Resumo


A língua inglesa se tornou um idioma de extrema importância para o mundo. Por ser uma língua internacional, a língua inglesa se faz essencial, e é um dos requisitos básicos para contratação de novos funcionários de pequenas e grandes empresas. Sendo assim, o seu ensino se faz de extrema importância. Nas instituições de ensino de rede estadual, o espaço, em termos de carga horária semanal, da Língua Inglesa ainda é reduzido, dificultando, assim, o trabalho dos professores em desenvolver os conteúdos. No Ensino Médio, a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio é prioridade, já que muitos alunos dependem da nota desse exame para ingressarem em uma universidade. Dessa forma, as aulas são direcionadas a conteúdos programados e a questões com ênfase no ENEM. Nas aulas de Língua Inglesa, mesmo que o foco seja a interpretação de textos em função das avaliações, alguns professores ainda não fazem um uso significativo de gêneros literários. Frequentemente, por se tornar mais prático, fácil e rápido, os textos são curtos, de fácil compreensão e são usados, muitas vezes, para exemplificar alguma regra gramatical. Mesmo quando o professor traz um texto de um gênero literário, regularmente esse texto é só veículo para trabalhar um item gramatical específico e isolado. Entretanto, o professor pode e deve trazer ao aluno uma gama de diferentes textos literários, trabalhá-los não somente com regras gramaticais, mas, sim, com visão de mundo, conhecimentos sobre política, economia entre outros. Reconhecemos que tanto o sistema educacional quanto a escola estão engajados em preparar o aluno para as necessidades futuras como cursar uma faculdade. Entretanto, ela falha como local de ensino de questões mundiais e sociais que o aluno também precisa conhecer. A fim de mapear como ocorre o estudo dos gêneros literários, nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio, foram realizadas entrevistas do tipo questionário, com questões abertas, com professores da rede estadual de ensino dos municípios de Sinimbu e de Santa Cruz do Sul. O mapeamento feito a partir do recorte dessas entrevistas confirma o pouco uso dos gêneros literários como fonte de ensino de língua Inglesa no Ensino Médio. Através das entrevistas, percebemos que os professores de Língua Inglesa fazem pouco uso de texto de diferentes gêneros literários ao longo de suas aulas, podendo ser justificado por razões como dificuldade dos alunos na compreensão, além de problemas, como tempo disponível e grande número de alunos. Este trabalho também nos mostrou que as dificuldades que os professores enfrentam nas escolas públicas também devem ser tomadas em relevância. Muitas escolas, têm salas superlotadas, o que dificulta muito o trabalho do professor de conseguir atender todos os alunos. Da mesma forma, não são todas as escolas que disponibilizam de recursos midiáticos, em que o professor consegue expor o texto a ser estudado para que todos seguiam o texto no mesmo momento, além de falta de recursos. Por muitas vezes o professor precisa completar um ciclo de conteúdos apresentados por órgãos superiores e pela escola e que precisam ser estudados até um final de trimestre ou ano. Sendo assim, por vezes, o professor não consegue desenvolver um estudo de qualidade com um gênero literário e abordar todos os conteúdos obrigatórios.


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ISSN 2764-2135