NARRATIVAS DE PROFESSORES(AS) DE HISTÓRIA SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTA CRUZ DO SUL

Leonardo Müller Frantz, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Éder da Silva Silveira

Resumo


A presente investigação tem como objetivo geral compreender as narrativas de professores(as) de História, de Santa Cruz do Sul, sobre os impactos e/ou desafios do Ensino de História provocados pela reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação é uma contribuição para o projeto intitulado Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina, vinculado ao grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação (CNPq), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O Novo Ensino Médio trouxe determinadas mudanças que têm seus efeitos no planejamento curricular das escolas e nas práticas educativas dos(as) professores(as). Dentre as principais alterações destacam-se aquelas vinculadas à Educação Integral, a junção das diferentes disciplinas divididas em áreas do conhecimento em um currículo, mudanças na carga horária destinada aos componentes, a flexibilização curricular, e a inserção dos chamados ?itinerários formativos?. Realiza-se, portanto, um estudo sobre o que dizem professores(as) de História a respeito de seus enfrentamentos com relação ao Novo Ensino Médio. Realizou-se entrevistas com dois professores(as) das escolas-piloto do Novo Ensino Médio de Santa Cruz do Sul, e, também, com um professor da rede privada. Busca-se compreender de que modos os professores(as) de História interpretam a BNCC e o Novo Ensino Médio, e como atuam no campo da prática dessa política educacional. Metodologicamente, tendo em vista o foco em fontes orais, utiliza-se ferramentas específicas da História Oral na realização de entrevistas qualitativas e a Análise de Conteúdo e documentos oficiais, como a própria BNCC e as matrizes provisórias enviadas pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), no que diz respeito ao trabalho de categorização e interpretação dos dados. As entrevistas encontram-se em andamento, efetuadas de forma virtual em razão da Pandemia de COVID-19, e têm demonstrado quais são os principais desafios que os(as) professores(as) de História de Ensino Médio têm enfrentado no contexto da atual reforma educacional. A opção pelas fontes orais e o seu cruzamento por meio da análise qualitativa de documentos oficiais considera o protagonismo dos(as) professores(as), que não apenas ?executam? ou tão somente ?implementam? as políticas educacionais, mas atuam de modo ativo, reinventando, interpretando e transformando essas políticas através de suas práticas educativas.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135