ANIMAÇÕES DIGITAIS COMO EXTENSÃO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

Tainã Ellwanger Tavares, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


Com o repentino surgimento da pandemia causada pelo Covid-19, professores e alunos foram surpreendidos pela necessidade de alterar seus métodos de ensino e aprendizagem. Aderir a metodologias de aulas remotas se tornou uma medida necessária para dar continuidade do ensino em tempos de crise. Apesar da grande quantidade de ambientes disponíveis para Ensino à Distância, o despreparo de grande parte de professores e alunos para utilizar tais ferramentas tornou o ensino limitado e precário. A área da Computação tem apresentado um constante avanço, ultimamente visando proporcionar, principalmente, soluções fáceis e rápidas para resolver problemas comuns do cotidiano. Tais facilidades oferecidas pela tecnologia não poderiam deixar de ser implementadas na educação. A geração atual, que já nasceu inserida em ambientes digitais, possui muita fluência com as tecnologias. Contudo, é necessário também, trabalhar desde cedo, com atividades que introduzam os fundamentos da Computação às crianças. Apesar de vários países, como é o caso da Inglaterra (Revista Exame, 2014), já terem inserido a Computação como disciplina nas escolas, essa ainda não é a realidade do Brasil, que possui em sua grande maioria, pouco investimento em infraestrutura e ensino de Computação na Educação Básica. Diante deste cenário, o Projeto Unisc Inclusão Digital (Projeto UID) busca diminuir as desigualdades sociais, auxiliando e produzindo materiais para trabalhar o raciocínio computacional e as capacidades cognitivas, tanto de forma plugada quanto desplugada, permitindo que pessoas sem acesso aos computadores sejam inseridas neste campo de estudo. Entre os materiais produzidos no projeto, grande parte são voltados à Computação Desplugada. A Computação Desplugada trabalha habilidades do Pensamento Computacional e aborda conceitos computacionais através de problemas do cotidiano, que são apresentados através de jogos e desafios. Entre várias vantagens da Computação Desplugada, o seu maior diferencial é não necessitar de computadores ou acesso à Internet para ser implementada, tornando-a ideal para os mais variados contextos educacionais. Com a pandemia, o  Projeto UID adotou uma nova estratégia para não deixar de levar Computação para seu público. Uma das formas foi produzir e disponibilizar animações voltadas à conceitos do Pensamento Computacional, cujos temas abordados foram: O que é Pensamento Computacional, Algoritmos, Código Binário, Decomposição e Reconhecimento de Padrões, Criptografia,  e Periféricos e Dados. Em meio à pandemia as animações desenvolvidas pelo Projeto UID resultaram em uma estratégia viável e acessível a todos que necessitam conhecer, de forma animada os princípios da Computação que estão disponíveis nos seguintes endereços: Algoritmos: <https://www.youtube.com/watch?v=kxXUXyS4SpQ>, Código Binário: <https://www. youtube.com/watch?v=R66fxL826M4&t=1s>, Criptografia: <https://www.youtube.com/ watch?v=xkBHSu9o9qY>, Decomposição e Reconhecimento de Padrões: <https://www. youtube.com/watch?v=Vii61N5FdY0>, Pensamento Computacional: <https://www.youtube. com/watch?v=2HHT-z2iroE&t=20s>, Periféricos e Dados: <https://www.youtube.com/watch ?v=rI1P_j7LtUY>.


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ISSN 2764-2135