O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO VEM PRA CÁ

Marcelli Schossler Flores, Marcelli Schossler Flores, Maristela Juchum, Maristela Juchum

Resumo


As aulas on-line viraram realidade em grande escala no Brasil e no mundo por consequência da pandemia de Covid-19. Assim como as escolas de ensino regular, o projeto de extensão Vem pra cá, vinculado ao Programa de Extensão Arte, estética e linguagem, da Universidade do Vale do Taquari ? UNIVATES, que desde o ano de 2014, oportuniza aulas presenciais de português como língua adicional para os imigrantes residentes na região do Vale do Taquari/RS, também precisou se adaptar ao novo contexto, passando a utilizar recursos tecnológicos para mobilizar os processos de ensino e de aprendizagem. A transposição dos materiais didáticos para o modelo virtual representou um grande desafio para os professores e os acadêmicos voluntários do projeto. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de materiais didáticos voltados ao ensino de Português como Língua adicional (PLA), que foram elaborados para trabalhar com o ensino remoto em função da Covid-19. Neste trabalho, analisamos cinco tarefas disponibilizadas aos alunos por meio do WhatsApp. Discutimos, neste estudo, se as tarefas atendem à concepção de uso da língua e se esses materiais didáticos proporcionam o aprendizado do português como língua adicional. A primeira tarefa consistia em descrever uma foto de uma das aulas presenciais realizadas pelo projeto no ano de 2019. Os alunos foram convidados a perceber o que a foto representava e, em seguida, a compartilhar no grupo do WhatsApp as suas impressões por meio de uma mensagem escrita. A segunda tarefa proposta tinha por objetivo revisar o emprego do plural e singular de palavras no português. Foram disponibilizadas várias imagens de objetos de uso cotidiano, os alunos foram convidados a identificar a quantidade de cada um dos objetos representados na imagem e, após, escrever pelo menos uma frase sobre cada um deles. Os alunos com um nível mais avançado na língua portuguesa foram desafiados a escrever um pequeno texto sobre as imagens, relatando como os objetos dessa imagem faziam parte do seu cotidiano. A terceira tarefa propôs que os alunos lessem uma notícia sobre a Covid-19, cuja finalidade era a de conscientizar sobre a importância dos cuidados para evitar o contágio do coronavírus. Além do texto escrito, também foi disponibilizado um pequeno vídeo com informações sobre a Covid-19. Em seguida, a tarefa propôs que os alunos respondessem questões sobre os textos e publicassem as respostas no grupo do WhatsApp, convidando-os a interagir com os colegas, comentando as respostas. Na quarta tarefa, os alunos foram convidados a gravar um vídeo, de aproximadamente três minutos, no qual fariam um relato sobre como cada um estava se protegendo da Covid- 19. Esses vídeos foram publicados nas redes sociais da universidade. A quinta tarefa foi sobre a música intitulada ?Fica tudo bem?, gravada pelo cantor Silva juntamente com cantora Anitta. Essa tarefa tinha como proposta a audição da música. Após, os alunos foram convidados a completar as lacunas deixadas no texto da canção com as palavras que faltavam. Pode-se concluir que as tarefas online possibilitaram aos imigrantes a prática do português através da interação entre os participantes do grupo. Além disso, professores e acadêmicos voluntários do projeto experimentaram novos recursos, criaram novas formas de apresentar os conteúdos e viabilizaram aos estudantes outras formas para continuarem estudando e aprendendo o português.

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ISSN 2764-2135