OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDO (OBSERVAEDUCAMPOVRP): UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO

Bruna Caroline Borges, Juliano Soares Ávila, Roberta Raquel Winck, Eliana Fontoura dos Santos, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo problematizar uma experiência de pesquisa-ação, em andamento. Trata-se do relato da constituição do Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP) e as ações realizadas em torno do ?Instrumento 01? de pesquisa. Metodologicamente, orientamo-nos pelos princípios da educação popular, envolvendo a participação direta dos povos do campo. A observação realizada é igualmente participante. Além disso, entendemos que a ?educação do campo? é uma categoria de análise que leva em consideração situações, experiências/vivências e políticas de educação de trabalhadores/as camponeses/as. Quanto ao contexto dessa experiência, é relevante mencionar que formamos parte de uma rede de docentes, pesquisadores/as de diferentes universidades gaúchas e militantes da educação do campo. E, que o ObservaEduCampoVRP integra o projeto "Observatório da Educação do Campo do Estado do RS (ObservaEduCampo/RS): Rede de Observatórios Regionais" vinculado institucionalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o referido Observatório é um desdobramento do projeto ?(Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência? em diálogo com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). E, tem como objetivo: a) sistematizar quali-quantitativamente as informações educacionais do campo no Vale do Rio Pardo; b) subsidiar educadores/as do/no campo com informações que permitam uma melhor compreensão sobre a realidade regional; e, c) contribuir com a formação e consolidação de uma rede de observatórios regionais através do ObservaEduCampoRS. Para tanto, tem-se realizado um trabalho compartilhado com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) da região, sujeitos ativos no processo de diagnóstico, sistematização, análise de dados e elaboração dos Instrumentos de Pesquisa. ObservaEduCampoVRP é formado por 12 integrantes, incluindo estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como educadores/as das EFAs, que se reúnem semanalmente, intercalando com reuniões de trabalho no ObservaEduCampoRS. O trabalho está organizado em 4 Etapas e cada uma delas em ?eixos temáticos-analíticos?. Atualmente trabalhamos no desenvolvimento da 1 Etapa, que é a de constituição das bases dos observatórios regionais e, particularmente, no primeiro eixo temático-analítico, que é o de caracterização da educação do campo no Vale do Rio Pardo. Para isso, construiu-se um instrumento de pesquisa, ?Instrumento 1?, para sistematizar um conjunto de informações quantitativas (matrículas, infraestrutura das escolas, formação docente, IDEB) e qualitativas (experiências não escolares e políticas educacionais) nos 23 municípios que compõem nossa região de abrangência. Problematizamos a importância da utilização dos dados do INEP como fonte de pesquisa, considerando a metodologia aplicada e a rigorosidade da coleta de informações através de formulário específico. Além da importância de reformular o referido instrumento, consideramos ser importante realizar a análise dos dados do INEP para, em seguida, avançar na organização de informações qualitativas que dependem do poder público de cada município. Desse modo, constituímos um grupo para a reelaboração desse instrumento com integrantes dos outros Observatórios regionais. Além desse trabalho, atuamos na organização de alguns dados disponíveis na Sinopses Estatísticas da Educação Básica do Censo Escolar 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135