OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDO (OBSERVAEDUCAMPOVRP): UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Bruna Caroline Borges UNISC
  • Juliano Soares Ávila UNISC
  • Roberta Raquel Winck UNISC
  • Eliana Fontoura dos Santos UNISC
  • Cheron Zanini Moretti UNISC

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo problematizar uma experiência de pesquisa-ação, em andamento. Trata-se do relato da constituição do Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo (ObservaEduCampoVRP) e as ações realizadas em torno do ?Instrumento 01? de pesquisa. Metodologicamente, orientamo-nos pelos princípios da educação popular, envolvendo a participação direta dos povos do campo. A observação realizada é igualmente participante. Além disso, entendemos que a ?educação do campo? é uma categoria de análise que leva em consideração situações, experiências/vivências e políticas de educação de trabalhadores/as camponeses/as. Quanto ao contexto dessa experiência, é relevante mencionar que formamos parte de uma rede de docentes, pesquisadores/as de diferentes universidades gaúchas e militantes da educação do campo. E, que o ObservaEduCampoVRP integra o projeto "Observatório da Educação do Campo do Estado do RS (ObservaEduCampo/RS): Rede de Observatórios Regionais" vinculado institucionalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o referido Observatório é um desdobramento do projeto ?(Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência? em diálogo com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). E, tem como objetivo: a) sistematizar quali-quantitativamente as informações educacionais do campo no Vale do Rio Pardo; b) subsidiar educadores/as do/no campo com informações que permitam uma melhor compreensão sobre a realidade regional; e, c) contribuir com a formação e consolidação de uma rede de observatórios regionais através do ObservaEduCampoRS. Para tanto, tem-se realizado um trabalho compartilhado com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) da região, sujeitos ativos no processo de diagnóstico, sistematização, análise de dados e elaboração dos Instrumentos de Pesquisa. ObservaEduCampoVRP é formado por 12 integrantes, incluindo estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como educadores/as das EFAs, que se reúnem semanalmente, intercalando com reuniões de trabalho no ObservaEduCampoRS. O trabalho está organizado em 4 Etapas e cada uma delas em ?eixos temáticos-analíticos?. Atualmente trabalhamos no desenvolvimento da 1 Etapa, que é a de constituição das bases dos observatórios regionais e, particularmente, no primeiro eixo temático-analítico, que é o de caracterização da educação do campo no Vale do Rio Pardo. Para isso, construiu-se um instrumento de pesquisa, ?Instrumento 1?, para sistematizar um conjunto de informações quantitativas (matrículas, infraestrutura das escolas, formação docente, IDEB) e qualitativas (experiências não escolares e políticas educacionais) nos 23 municípios que compõem nossa região de abrangência. Problematizamos a importância da utilização dos dados do INEP como fonte de pesquisa, considerando a metodologia aplicada e a rigorosidade da coleta de informações através de formulário específico. Além da importância de reformular o referido instrumento, consideramos ser importante realizar a análise dos dados do INEP para, em seguida, avançar na organização de informações qualitativas que dependem do poder público de cada município. Desse modo, constituímos um grupo para a reelaboração desse instrumento com integrantes dos outros Observatórios regionais. Além desse trabalho, atuamos na organização de alguns dados disponíveis na Sinopses Estatísticas da Educação Básica do Censo Escolar 2019.

Biografia do Autor

  • Bruna Caroline Borges, UNISC
    UNISC
  • Juliano Soares Ávila, UNISC
    UNISC
  • Roberta Raquel Winck, UNISC
    UNISC
  • Eliana Fontoura dos Santos, UNISC
    UNISC
  • Cheron Zanini Moretti, UNISC
    UNISC

Publicado

2020-10-15