SOCIOLINGUÍSTICA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA AOS ANOS INICIAIS

Priscila Michelon Giovelli, Paula Karine Dolovitsch Lambrecht, Franciele Luana Willms, Aline Rubiane Arnemann

Resumo


As variações linguísticas  possibilitam uma riqueza de reflexões que evidenciam a pluralidade cultural das realidades existentes. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas discussões acerca da importância da Sociolinguística na formação de professores de Pedagogia e da valorização da diversidade linguística existente nos diferentes contextos encontrados em sala de aula e na sociedade. Para fundamentar este trabalho, buscamos apoio em autores como Alkmim (2001), no documentário ?Sotaques do Brasil? (2014) e no filme ?Língua: vidas em português? (2001) propostos ao decorrer da disciplina ?Oralidade, Leitura e Escrita A?, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2020. De acordo com Alkmim (2001), linguagem e sociedade estão ligadas entre si, e essa ligação essencial é a base do ser humano. Na sociedade, toda comunidade ou região se caracteriza por empregos de diferentes modos de falar, ou seja, variedades linguísticas. Porém, um comportamento social facilmente observável é a intolerância linguística, presente na mídia, nas relações sociais cotidianas e em espaços como escolas e universidades. Para a Linguística, não existe língua inferior, toda língua é considerada adequada à comunidade que a utiliza e, de acordo com trechos do filme ?Língua: vidas em português? (2001), não há uma língua portuguesa, há línguas em português, falamos a mesma língua, mas ela não é falada da mesma maneira. Isso demanda um olhar atento e sensível do professor, visando reconhecer, valorizar e respeitar essas variantes, buscando atividades que envolvam os alunos com a variedade linguística existente em seu contexto, a fim de serem mais respeitosos e reconhecíveis dessa diversidade tão potente. A metodologia deste estudo é qualitativa e foi organizada por meio dos seguintes passos: estudo e discussão dos textos mencionados anteriormente, elaboração de atividades e posterior reflexão. Como resultados tivemos a elaboração das seguintes propostas para os Anos Iniciais: ?Conhecendo variedades linguísticas?, ?Teatro de fantoches? e ?Roda de leitura e conversa a partir do livro Melenas Douradas baseado no conto Cachinhos Dourados?. Como reflexões finais destacamos a importância de pensar em atividades que contemplem e valorizem a diversidade linguística, afinal, toda comunidade caracteriza-se pelo emprego de diferentes modos de falar. Dessa forma, acreditamos que propostas assim tornam-se essenciais para que seja possível minimizar questões referentes ao preconceito e/ou intolerância linguística na sala de aula principalmente. Ademais, as proposições auxiliaram na compreensão da relação entre linguagem e sociedade e do fenômeno da variação linguística em sala de aula, pois neste espaço encontram-se diversos sujeitos. Destarte, salientamos a pertinência deste tipo de estudo e de reflexões estarem presentes nos espaços de formação de professores, proporcionando enriquecimento e qualificação profissional inicial e continuada, a fim de que no trabalho em sala de aula, possam ser potencializadas propostas cada vez mais relacionadas à realidade dos alunos, contribuindo no rompimento de preconceitos, auxiliando as crianças a se sentirem à vontade com seu jeito de falar e respeitando o outro. A riqueza da variedade da língua exige uma profunda reflexão, pois vai além dos muros da escola.

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ISSN 2764-2135